[GTER] Re: Speedy business - novela de roteamento

Marcelo Costa mcosta at mcosta.eng.br
Fri May 17 14:26:00 -03 2002

Deixa eu aproveitar a deixa e tecer alguns comentarios....

Ninguem aqui chegou a comentar os casos que a operadora nao
possui blocos IP (/16,/20, etc), como no meu caso. A
Canbras, onde sou gerente de infra de acesso, nao compra tráfego
de nenhum upstream provider e, justamente, nao tem como solicitar
tais enderecamentos.

Nosso modelo operacional eh bastante simples:
 - O provedor interconecta-se em nosso pop atraves de link contratado
 - eh estabelecido conexao em enderecamento privado entre os radius para
proxy-radius
 - o provedor designa blocos para os assinantes que irao utilizar nossa rede
 - o PPPoE eh utilizado para estabelecer as conexoes dos assinantes.
 - o trafego eh encaminhado (bit a bit) direto ao next-hop da interconexao.

desta maneira, o servico de acesso eh completamente separado do servico
de conteudo. o provedor pode bloquear o assinante no momento que quiser
sem necessitar da canbras. todo o accounting eh replicado para o provedor
para que o mesmo possa efetuar cobrancas ao assinantes.

[]s