[caiu] Claro e Heficed/Host1Plus

Tiago Oliveira de Jesus tiago em vgt.com.br
Segunda Março 7 09:58:13 -03 2022


Já tive maquinas virtuais na Host1plus e o atendimento era muito bom, fiquei com 
eles quase 4 anos.

Depois que mudou para Heficed comecei a ter problemas de rotas e outros em 
relação as maquinas, e percebi que eles não se esforçavam muito para 
resolver...  troquei antes de ter mais aborrecimentos.

[] s e boa sorte!




*Organize seus atendimentos através do WhatsApp.*
*Saiba mais em www.wzsuite.com.br*





Em 07/03/2022 01:59, Rafael Alves via caiu escreveu:
> Sem chance, a Heficed não quer mexer mais 1 dedo pra tentar algo. Não sei o 
> que aconteceu pois costumavam tentar de tudo o que é possível no lado deles 
> quando eu precisava mas esse ano mudou completamente a qualidade de suporte. O 
> jeito vai ser pular fora (tenho que esperar mais 6 meses ugh) ou esperar que 
> alguém da Claro atenda meu pedido.
>
> Inclusive o provedor JotaF Telecom, que um amigo possui o serviço de fibra, 
> também tem esses mesmos problemas de rota com a Claro caso haja alguém da 
> JotaF Telecom aqui pra ficar sabendo (Não tenho testes mas posso solicitar).
>
> Best Regards,
> Rafael Alves
>
> On 05/03/2022 00:18, Rafael Alves via caiu wrote:
>> Obrigado pelas orientações, Alexandre!
>>
>> Vou tentar convencer eles de tentar aplicar alguns desses workarounds pra ver 
>> se ameniza, já que falar com a Claro em relação a isso parece missão impossível.
>>
>> No passado a Heficed foi bem melhor em suporte, quando eu tinha algum desse 
>> tipo de problema eles me detalhavam e inclusive tentavam peering por conta 
>> própria sem ter que eu solicitar para eles, até mesmo eles desligavam um dos 
>> links de upstream só pra ver se resolvia. Numa época eles tiveram muitos 
>> problemas com a TI Sparkle (eles possuem Lumen/CenturyLink e TI Sparkle) a 
>> ponto de desativar por completo. Infelizmente tudo o que é bom acaba né...
>>
>> Também quem sabe algum dia a Claro responda sobre o problema...
>>
>> Best Regards,
>> Rafael Alves
>>
>> On 04/03/2022 22:36, Alexandre Aleixo | Opticalhost via caiu wrote:
>>> Ahh...
>>>
>>> Podes pedir pra Heficed usar uma communitie do AS4230 no anúncio do bloco
>>> 191.96.70.0/23 pela Seabone e ver se resolve...
>>>
>>> A communitie 4230:62 vai incluir 2 prepends no anúncio que, em tese, só vai
>>> ser lido assim pelo AS4230, que deverá entender que a prioridade da Seabone
>>> é menor pro alcance desse destino.
>>>
>>> Daí a Claro deverá escolher outra rota... E então é torcer pra essa outra
>>> rota ser melhor... Rss..
>>>
>>> Isso, claro... Se a Heficed tiver muito boa vontade de te ajudar fazendo
>>> "gambiarra"...
>>>
>>> Alexandre Aleixo
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 22:22, Alexandre Aleixo | Opticalhost <
>>> alexandre em opticalhost.com.br> escreveu:
>>>
>>>> Bom, pelos traceroutes que você passou, a falha "inicial" está realmente
>>>> na Claro e não na Heficed.
>>>>
>>>> Do servidor pro cliente a rota fica toda no Brasil.
>>>>
>>>> Ou seja: a Heficed está fazendo o papel dela e encontrando o caminho mais
>>>> curto.
>>>>
>>>> Agora, na rota do cliente pro servidor é a Claro quem está optando por ir
>>>> em Miami pra alcançar o AS da Heficed ( AS61317).
>>>>
>>>> A título de comparação, segue o traceroute pelos meus dois trânsitos:
>>>>
>>>>   C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
>>>>
>>>> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>>> com no máximo 30 saltos:
>>>>
>>>>    1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.15.1
>>>>    2    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.33.1
>>>>    3    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.31.2
>>>>    4     2 ms     2 ms     2 ms  172.31.255.253
>>>>    5     4 ms     2 ms     7 ms  172.16.0.10
>>>>    6     4 ms     4 ms     4 ms  8.243.53.73
>>>>    7    11 ms    10 ms     9 ms ae1.3502.edge2.SaoPaulo1.level3.net
>>>> [4.69.220.14]
>>>>    8     8 ms     9 ms     8 ms TelecomItalia-level3-SaoPaulo1.Level3.net
>>>> [4.68.71.98]
>>>>    9     8 ms    10 ms    10 ms et1-0-2.sanpaolo2.spa.seabone.net
>>>> [195.22.219.1]
>>>>
>>>>   10     8 ms     8 ms     8 ms  185.100.112.49
>>>>   11     8 ms     8 ms     8 ms  freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>>>
>>>> Rastreamento concluído.
>>>>
>>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
>>>>
>>>> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>>> com no máximo 30 saltos:
>>>>
>>>>    1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.15.1
>>>>    2    <1 ms     1 ms    <1 ms  192.168.33.1
>>>>    3     1 ms     1 ms    <1 ms  1.96.8.189.redel.com.br [189.8.96.1]
>>>>    4     1 ms     1 ms     1 ms  172.30.31.18
>>>>    5     1 ms     1 ms     2 ms  172.30.31.13
>>>>    6     4 ms     5 ms     5 ms 186-211-211-85.commcorp.net.br
>>>> [186.211.211.85]
>>>>
>>>>    7     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>>    8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>>    9     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>>   10    12 ms    11 ms    11 ms ae5-0.core02.spo1.commcorp.net.br
>>>> [201.16.1.93]
>>>>
>>>>   11    12 ms    12 ms    12 ms  as61317.saopaulo.sp.ix.br [187.16.210.159]
>>>>   12    12 ms    12 ms    12 ms  freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>>>
>>>> Rastreamento concluído.
>>>>
>>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>
>>>>
>>>> Ou seja... Tudo ok nesses outros 2 trânsitos...
>>>>
>>>> Daí pra Heficed resolver, só se reduzissem a prioridade da Seabone pro
>>>> anúncio do bloco 191.96.70.0/23 e colocassem uma prioridade maior pra
>>>> outro peer...  mas... É "gambiarra" pra resolver um problema que não é
>>>> gerado por eles.
>>>>
>>>> E infelizmente, o suporte a nível de rota assim, pela NET/CLARO, sendo
>>>> cliente de banda larga, é bem complicado de se conseguir...
>>>>
>>>> Talvez uma solução seja pedir pra Heficed tentar fazer peer com o AS4230
>>>> pelo PTTSP.
>>>>
>>>> Ambos ASs tem presença no PTTSP, mas não fazem peering.
>>>>
>>>> Mas... Sinceramente? Procura um provedor local da região do seu cliente
>>>> que tenha dois bons trânsitos e presença no PTT...  E sugere pra ele fazer
>>>> a troca...
>>>>
>>>> Alexandre Aleixo
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 20:03, Rafael Alves via caiu <
>>>> caiu em eng.registro.br> escreveu:
>>>>
>>>>> Olá,
>>>>>
>>>>> Há mais ou menos 1 mês venho tendo problemas de roteamento entre a Claro
>>>>> e o provedor Heficed. O caminho de retorno vêm sendo feito através da TI
>>>>> Sparkle, que está fazendo passar pelos Estados Unidos antes de chegar ao
>>>>> provedor. Tentei diversos contatos, como falar com a própria Heficed
>>>>> onde me insistiram "até a morte" dizendo que não poderiam fazer nada e
>>>>> que apenas a Claro poderia solucionar, além de eu ter tentado diversos
>>>>> emails da Claro sendo que nenhum me retornou até o momento.
>>>>>
>>>>> Lado cliente -> servidor:
>>>>> https://i.imgur.com/AIzGMQV.png
>>>>>
>>>>> No lado servidor -> cliente está o seguinte:
>>>>>
>>>>> Start: 2022-01-30T20:27:00-0300
>>>>> HOST: freeman Loss%   Snt   Last   Avg  Best  Wrst StDev
>>>>>     1. AS61317  standard.partnerwhorl.org
>>>>> (154.16.57.3)                        0.0%   100    0.6 2.4 0.2  62.8
>>>>> 9.6
>>>>>     2. AS3356 8.243.152.21 0.0%   100    0.7   2.0   0.5 26.9   3.7
>>>>>     3. AS3356   ae2.3602.edge2.SaoPaulo1.level3.net
>>>>> (4.69.220.18)              0.0%   100    0.7   3.4   0.4 25.5 5.7
>>>>>     4. AS4230   ebt-B56-agg03.spomb.embratel.net.br
>>>>> (200.211.219.13)           0.0%   100  111.5 111.3 111.1 111.7 0.2
>>>>>     5. AS4230   ebt-H1-2-0-3-tcore01.spo.embratel.net.br
>>>>> (200.230.243.35)      0.0%   100  107.4 111.3 107.4 115.3 2.3
>>>>>     6. AS4230   ebt-B1111-tcore01.cas.embratel.net.br
>>>>> (200.230.252.129)        0.0%   100  108.0 111.6 107.8 115.6   2.3
>>>>>     7. AS4230   ebt-H0-5-0-0-uacc02.cas.embratel.net.br
>>>>> (200.244.212.167)      0.0%   100  113.0 113.1 112.7 114.5 0.5
>>>>>     8. AS4230 netservicos-B1000-uacc02.cas.embratel.net.br
>>>>> (189.16.179.22)   0.0%   100  112.3 112.8 112.0 123.2 2.0
>>>>>     9. AS28573  c937ebc6.virtua.com.br
>>>>> (201.55.235.198)                        0.0%   100  112.6 112.5 111.8
>>>>> 117.4   0.7
>>>>>    10. AS??? ??? 100.0   100    0.0   0.0   0.0   0.0 0.0
>>>>>
>>>>>
>>>>> Há alguém do NOC da própria Claro nessa lista que possa dar uma olhada
>>>>> no problema? Sou um usuário final e estou meio que num beco sem saída
>>>>> aqui, peço perdão pelo "desabafo" e pelo incômodo na lista.
>>>>>
>>>>>
>>>>> Tentei contato nos seguintes emails:
>>>>>
>>>>> virtua em virtua.com.br
>>>>> abuse em virtua.com.br
>>>>> NocBrasil.Monitoracao em claro.com.br
>>>>> engenharia.virtua em net.com.br
>>>>> carlos.alberto em claro.com.br
>>>>> Diniz.Martins em claro.com.br
>>>>> ed.paro em claro.com.br
>>>>>
>>>>> Todos enviados de um domínio próprio que possuo.
>>>>>
>>>>>
>>>>> Best Regards,
>>>>> Rafael Alves.
>>>>>
>>>>> _______________________________________________
>>>>> caiu mailing list
>>>>> caiu em eng.registro.br
>>>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>>>>>
>>>>>
>>>>> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>>>>>
>>>>> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>>>>>
>>> _______________________________________________
>>> caiu mailing list
>>> caiu em eng.registro.br
>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>>>
>>>
>>> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>>>
>>> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>>
>> _______________________________________________
>> caiu mailing list
>> caiu em eng.registro.br
>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>>
>>
>> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>>
>> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>
> _______________________________________________
> caiu mailing list
> caiu em eng.registro.br
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>
>
> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>
> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu


Mais detalhes sobre a lista de discussão caiu