[caiu] Claro e Heficed/Host1Plus
Tiago Oliveira de Jesus
tiago em vgt.com.br
Segunda Março 7 09:58:13 -03 2022
Já tive maquinas virtuais na Host1plus e o atendimento era muito bom, fiquei com
eles quase 4 anos.
Depois que mudou para Heficed comecei a ter problemas de rotas e outros em
relação as maquinas, e percebi que eles não se esforçavam muito para
resolver... troquei antes de ter mais aborrecimentos.
[] s e boa sorte!
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Em 07/03/2022 01:59, Rafael Alves via caiu escreveu:
> Sem chance, a Heficed não quer mexer mais 1 dedo pra tentar algo. Não sei o
> que aconteceu pois costumavam tentar de tudo o que é possível no lado deles
> quando eu precisava mas esse ano mudou completamente a qualidade de suporte. O
> jeito vai ser pular fora (tenho que esperar mais 6 meses ugh) ou esperar que
> alguém da Claro atenda meu pedido.
>
> Inclusive o provedor JotaF Telecom, que um amigo possui o serviço de fibra,
> também tem esses mesmos problemas de rota com a Claro caso haja alguém da
> JotaF Telecom aqui pra ficar sabendo (Não tenho testes mas posso solicitar).
>
> Best Regards,
> Rafael Alves
>
> On 05/03/2022 00:18, Rafael Alves via caiu wrote:
>> Obrigado pelas orientações, Alexandre!
>>
>> Vou tentar convencer eles de tentar aplicar alguns desses workarounds pra ver
>> se ameniza, já que falar com a Claro em relação a isso parece missão impossível.
>>
>> No passado a Heficed foi bem melhor em suporte, quando eu tinha algum desse
>> tipo de problema eles me detalhavam e inclusive tentavam peering por conta
>> própria sem ter que eu solicitar para eles, até mesmo eles desligavam um dos
>> links de upstream só pra ver se resolvia. Numa época eles tiveram muitos
>> problemas com a TI Sparkle (eles possuem Lumen/CenturyLink e TI Sparkle) a
>> ponto de desativar por completo. Infelizmente tudo o que é bom acaba né...
>>
>> Também quem sabe algum dia a Claro responda sobre o problema...
>>
>> Best Regards,
>> Rafael Alves
>>
>> On 04/03/2022 22:36, Alexandre Aleixo | Opticalhost via caiu wrote:
>>> Ahh...
>>>
>>> Podes pedir pra Heficed usar uma communitie do AS4230 no anúncio do bloco
>>> 191.96.70.0/23 pela Seabone e ver se resolve...
>>>
>>> A communitie 4230:62 vai incluir 2 prepends no anúncio que, em tese, só vai
>>> ser lido assim pelo AS4230, que deverá entender que a prioridade da Seabone
>>> é menor pro alcance desse destino.
>>>
>>> Daí a Claro deverá escolher outra rota... E então é torcer pra essa outra
>>> rota ser melhor... Rss..
>>>
>>> Isso, claro... Se a Heficed tiver muito boa vontade de te ajudar fazendo
>>> "gambiarra"...
>>>
>>> Alexandre Aleixo
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 22:22, Alexandre Aleixo | Opticalhost <
>>> alexandre em opticalhost.com.br> escreveu:
>>>
>>>> Bom, pelos traceroutes que você passou, a falha "inicial" está realmente
>>>> na Claro e não na Heficed.
>>>>
>>>> Do servidor pro cliente a rota fica toda no Brasil.
>>>>
>>>> Ou seja: a Heficed está fazendo o papel dela e encontrando o caminho mais
>>>> curto.
>>>>
>>>> Agora, na rota do cliente pro servidor é a Claro quem está optando por ir
>>>> em Miami pra alcançar o AS da Heficed ( AS61317).
>>>>
>>>> A título de comparação, segue o traceroute pelos meus dois trânsitos:
>>>>
>>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
>>>>
>>>> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>>> com no máximo 30 saltos:
>>>>
>>>> 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.15.1
>>>> 2 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.33.1
>>>> 3 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.31.2
>>>> 4 2 ms 2 ms 2 ms 172.31.255.253
>>>> 5 4 ms 2 ms 7 ms 172.16.0.10
>>>> 6 4 ms 4 ms 4 ms 8.243.53.73
>>>> 7 11 ms 10 ms 9 ms ae1.3502.edge2.SaoPaulo1.level3.net
>>>> [4.69.220.14]
>>>> 8 8 ms 9 ms 8 ms TelecomItalia-level3-SaoPaulo1.Level3.net
>>>> [4.68.71.98]
>>>> 9 8 ms 10 ms 10 ms et1-0-2.sanpaolo2.spa.seabone.net
>>>> [195.22.219.1]
>>>>
>>>> 10 8 ms 8 ms 8 ms 185.100.112.49
>>>> 11 8 ms 8 ms 8 ms freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>>>
>>>> Rastreamento concluído.
>>>>
>>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
>>>>
>>>> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>>> com no máximo 30 saltos:
>>>>
>>>> 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.15.1
>>>> 2 <1 ms 1 ms <1 ms 192.168.33.1
>>>> 3 1 ms 1 ms <1 ms 1.96.8.189.redel.com.br [189.8.96.1]
>>>> 4 1 ms 1 ms 1 ms 172.30.31.18
>>>> 5 1 ms 1 ms 2 ms 172.30.31.13
>>>> 6 4 ms 5 ms 5 ms 186-211-211-85.commcorp.net.br
>>>> [186.211.211.85]
>>>>
>>>> 7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>> 8 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>> 9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
>>>> 10 12 ms 11 ms 11 ms ae5-0.core02.spo1.commcorp.net.br
>>>> [201.16.1.93]
>>>>
>>>> 11 12 ms 12 ms 12 ms as61317.saopaulo.sp.ix.br [187.16.210.159]
>>>> 12 12 ms 12 ms 12 ms freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>>>
>>>> Rastreamento concluído.
>>>>
>>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>
>>>>
>>>> Ou seja... Tudo ok nesses outros 2 trânsitos...
>>>>
>>>> Daí pra Heficed resolver, só se reduzissem a prioridade da Seabone pro
>>>> anúncio do bloco 191.96.70.0/23 e colocassem uma prioridade maior pra
>>>> outro peer... mas... É "gambiarra" pra resolver um problema que não é
>>>> gerado por eles.
>>>>
>>>> E infelizmente, o suporte a nível de rota assim, pela NET/CLARO, sendo
>>>> cliente de banda larga, é bem complicado de se conseguir...
>>>>
>>>> Talvez uma solução seja pedir pra Heficed tentar fazer peer com o AS4230
>>>> pelo PTTSP.
>>>>
>>>> Ambos ASs tem presença no PTTSP, mas não fazem peering.
>>>>
>>>> Mas... Sinceramente? Procura um provedor local da região do seu cliente
>>>> que tenha dois bons trânsitos e presença no PTT... E sugere pra ele fazer
>>>> a troca...
>>>>
>>>> Alexandre Aleixo
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 20:03, Rafael Alves via caiu <
>>>> caiu em eng.registro.br> escreveu:
>>>>
>>>>> Olá,
>>>>>
>>>>> Há mais ou menos 1 mês venho tendo problemas de roteamento entre a Claro
>>>>> e o provedor Heficed. O caminho de retorno vêm sendo feito através da TI
>>>>> Sparkle, que está fazendo passar pelos Estados Unidos antes de chegar ao
>>>>> provedor. Tentei diversos contatos, como falar com a própria Heficed
>>>>> onde me insistiram "até a morte" dizendo que não poderiam fazer nada e
>>>>> que apenas a Claro poderia solucionar, além de eu ter tentado diversos
>>>>> emails da Claro sendo que nenhum me retornou até o momento.
>>>>>
>>>>> Lado cliente -> servidor:
>>>>> https://i.imgur.com/AIzGMQV.png
>>>>>
>>>>> No lado servidor -> cliente está o seguinte:
>>>>>
>>>>> Start: 2022-01-30T20:27:00-0300
>>>>> HOST: freeman Loss% Snt Last Avg Best Wrst StDev
>>>>> 1. AS61317 standard.partnerwhorl.org
>>>>> (154.16.57.3) 0.0% 100 0.6 2.4 0.2 62.8
>>>>> 9.6
>>>>> 2. AS3356 8.243.152.21 0.0% 100 0.7 2.0 0.5 26.9 3.7
>>>>> 3. AS3356 ae2.3602.edge2.SaoPaulo1.level3.net
>>>>> (4.69.220.18) 0.0% 100 0.7 3.4 0.4 25.5 5.7
>>>>> 4. AS4230 ebt-B56-agg03.spomb.embratel.net.br
>>>>> (200.211.219.13) 0.0% 100 111.5 111.3 111.1 111.7 0.2
>>>>> 5. AS4230 ebt-H1-2-0-3-tcore01.spo.embratel.net.br
>>>>> (200.230.243.35) 0.0% 100 107.4 111.3 107.4 115.3 2.3
>>>>> 6. AS4230 ebt-B1111-tcore01.cas.embratel.net.br
>>>>> (200.230.252.129) 0.0% 100 108.0 111.6 107.8 115.6 2.3
>>>>> 7. AS4230 ebt-H0-5-0-0-uacc02.cas.embratel.net.br
>>>>> (200.244.212.167) 0.0% 100 113.0 113.1 112.7 114.5 0.5
>>>>> 8. AS4230 netservicos-B1000-uacc02.cas.embratel.net.br
>>>>> (189.16.179.22) 0.0% 100 112.3 112.8 112.0 123.2 2.0
>>>>> 9. AS28573 c937ebc6.virtua.com.br
>>>>> (201.55.235.198) 0.0% 100 112.6 112.5 111.8
>>>>> 117.4 0.7
>>>>> 10. AS??? ??? 100.0 100 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0
>>>>>
>>>>>
>>>>> Há alguém do NOC da própria Claro nessa lista que possa dar uma olhada
>>>>> no problema? Sou um usuário final e estou meio que num beco sem saída
>>>>> aqui, peço perdão pelo "desabafo" e pelo incômodo na lista.
>>>>>
>>>>>
>>>>> Tentei contato nos seguintes emails:
>>>>>
>>>>> virtua em virtua.com.br
>>>>> abuse em virtua.com.br
>>>>> NocBrasil.Monitoracao em claro.com.br
>>>>> engenharia.virtua em net.com.br
>>>>> carlos.alberto em claro.com.br
>>>>> Diniz.Martins em claro.com.br
>>>>> ed.paro em claro.com.br
>>>>>
>>>>> Todos enviados de um domínio próprio que possuo.
>>>>>
>>>>>
>>>>> Best Regards,
>>>>> Rafael Alves.
>>>>>
>>>>> _______________________________________________
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