[caiu] Claro e Heficed/Host1Plus
Lucas Willian Bocchi
lucas.bocchi em gmail.com
Segunda Março 7 10:03:09 -03 2022
Mesma coisa por aqui. Tínhamos mais de 10 máquinas de um cliente que
estavam lá a quase 6 anos. Mudou pra heficed tivemos inúmeros problemas não
só de rota, mas também de outros atendimentos que começaram a ficar a
desejar principalmente de madrugada, já que a empresa trabalhava 24 horas.
Acabamos também migrando pra evitar futuros problemas. Uma pena.
Em seg., 7 de mar. de 2022 às 09:58, Tiago Oliveira de Jesus via caiu <
caiu em eng.registro.br> escreveu:
> Já tive maquinas virtuais na Host1plus e o atendimento era muito bom,
> fiquei com
> eles quase 4 anos.
>
> Depois que mudou para Heficed comecei a ter problemas de rotas e outros em
> relação as maquinas, e percebi que eles não se esforçavam muito para
> resolver... troquei antes de ter mais aborrecimentos.
>
> [] s e boa sorte!
>
>
>
>
> *Organize seus atendimentos através do WhatsApp.*
> *Saiba mais em www.wzsuite.com.br*
>
>
>
>
>
> Em 07/03/2022 01:59, Rafael Alves via caiu escreveu:
> > Sem chance, a Heficed não quer mexer mais 1 dedo pra tentar algo. Não
> sei o
> > que aconteceu pois costumavam tentar de tudo o que é possível no lado
> deles
> > quando eu precisava mas esse ano mudou completamente a qualidade de
> suporte. O
> > jeito vai ser pular fora (tenho que esperar mais 6 meses ugh) ou esperar
> que
> > alguém da Claro atenda meu pedido.
> >
> > Inclusive o provedor JotaF Telecom, que um amigo possui o serviço de
> fibra,
> > também tem esses mesmos problemas de rota com a Claro caso haja alguém
> da
> > JotaF Telecom aqui pra ficar sabendo (Não tenho testes mas posso
> solicitar).
> >
> > Best Regards,
> > Rafael Alves
> >
> > On 05/03/2022 00:18, Rafael Alves via caiu wrote:
> >> Obrigado pelas orientações, Alexandre!
> >>
> >> Vou tentar convencer eles de tentar aplicar alguns desses workarounds
> pra ver
> >> se ameniza, já que falar com a Claro em relação a isso parece missão
> impossível.
> >>
> >> No passado a Heficed foi bem melhor em suporte, quando eu tinha algum
> desse
> >> tipo de problema eles me detalhavam e inclusive tentavam peering por
> conta
> >> própria sem ter que eu solicitar para eles, até mesmo eles desligavam
> um dos
> >> links de upstream só pra ver se resolvia. Numa época eles tiveram
> muitos
> >> problemas com a TI Sparkle (eles possuem Lumen/CenturyLink e TI
> Sparkle) a
> >> ponto de desativar por completo. Infelizmente tudo o que é bom acaba
> né...
> >>
> >> Também quem sabe algum dia a Claro responda sobre o problema...
> >>
> >> Best Regards,
> >> Rafael Alves
> >>
> >> On 04/03/2022 22:36, Alexandre Aleixo | Opticalhost via caiu wrote:
> >>> Ahh...
> >>>
> >>> Podes pedir pra Heficed usar uma communitie do AS4230 no anúncio do
> bloco
> >>> 191.96.70.0/23 pela Seabone e ver se resolve...
> >>>
> >>> A communitie 4230:62 vai incluir 2 prepends no anúncio que, em tese,
> só vai
> >>> ser lido assim pelo AS4230, que deverá entender que a prioridade da
> Seabone
> >>> é menor pro alcance desse destino.
> >>>
> >>> Daí a Claro deverá escolher outra rota... E então é torcer pra essa
> outra
> >>> rota ser melhor... Rss..
> >>>
> >>> Isso, claro... Se a Heficed tiver muito boa vontade de te ajudar
> fazendo
> >>> "gambiarra"...
> >>>
> >>> Alexandre Aleixo
> >>>
> >>>
> >>>
> >>>
> >>> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 22:22, Alexandre Aleixo | Opticalhost <
> >>> alexandre em opticalhost.com.br> escreveu:
> >>>
> >>>> Bom, pelos traceroutes que você passou, a falha "inicial" está
> realmente
> >>>> na Claro e não na Heficed.
> >>>>
> >>>> Do servidor pro cliente a rota fica toda no Brasil.
> >>>>
> >>>> Ou seja: a Heficed está fazendo o papel dela e encontrando o caminho
> mais
> >>>> curto.
> >>>>
> >>>> Agora, na rota do cliente pro servidor é a Claro quem está optando
> por ir
> >>>> em Miami pra alcançar o AS da Heficed ( AS61317).
> >>>>
> >>>> A título de comparação, segue o traceroute pelos meus dois trânsitos:
> >>>>
> >>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
> >>>>
> >>>> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
> >>>> com no máximo 30 saltos:
> >>>>
> >>>> 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.15.1
> >>>> 2 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.33.1
> >>>> 3 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.31.2
> >>>> 4 2 ms 2 ms 2 ms 172.31.255.253
> >>>> 5 4 ms 2 ms 7 ms 172.16.0.10
> >>>> 6 4 ms 4 ms 4 ms 8.243.53.73
> >>>> 7 11 ms 10 ms 9 ms ae1.3502.edge2.SaoPaulo1.level3.net
> >>>> [4.69.220.14]
> >>>> 8 8 ms 9 ms 8 ms
> TelecomItalia-level3-SaoPaulo1.Level3.net
> >>>> [4.68.71.98]
> >>>> 9 8 ms 10 ms 10 ms et1-0-2.sanpaolo2.spa.seabone.net
> >>>> [195.22.219.1]
> >>>>
> >>>> 10 8 ms 8 ms 8 ms 185.100.112.49
> >>>> 11 8 ms 8 ms 8 ms freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
> >>>>
> >>>> Rastreamento concluído.
> >>>>
> >>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
> >>>>
> >>>> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
> >>>> com no máximo 30 saltos:
> >>>>
> >>>> 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.15.1
> >>>> 2 <1 ms 1 ms <1 ms 192.168.33.1
> >>>> 3 1 ms 1 ms <1 ms 1.96.8.189.redel.com.br [189.8.96.1]
> >>>> 4 1 ms 1 ms 1 ms 172.30.31.18
> >>>> 5 1 ms 1 ms 2 ms 172.30.31.13
> >>>> 6 4 ms 5 ms 5 ms 186-211-211-85.commcorp.net.br
> >>>> [186.211.211.85]
> >>>>
> >>>> 7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>> 8 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>> 9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
> >>>> 10 12 ms 11 ms 11 ms ae5-0.core02.spo1.commcorp.net.br
> >>>> [201.16.1.93]
> >>>>
> >>>> 11 12 ms 12 ms 12 ms as61317.saopaulo.sp.ix.br
> [187.16.210.159]
> >>>> 12 12 ms 12 ms 12 ms freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
> >>>>
> >>>> Rastreamento concluído.
> >>>>
> >>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>
> >>>>
> >>>> Ou seja... Tudo ok nesses outros 2 trânsitos...
> >>>>
> >>>> Daí pra Heficed resolver, só se reduzissem a prioridade da Seabone pro
> >>>> anúncio do bloco 191.96.70.0/23 e colocassem uma prioridade maior pra
> >>>> outro peer... mas... É "gambiarra" pra resolver um problema que não é
> >>>> gerado por eles.
> >>>>
> >>>> E infelizmente, o suporte a nível de rota assim, pela NET/CLARO, sendo
> >>>> cliente de banda larga, é bem complicado de se conseguir...
> >>>>
> >>>> Talvez uma solução seja pedir pra Heficed tentar fazer peer com o
> AS4230
> >>>> pelo PTTSP.
> >>>>
> >>>> Ambos ASs tem presença no PTTSP, mas não fazem peering.
> >>>>
> >>>> Mas... Sinceramente? Procura um provedor local da região do seu
> cliente
> >>>> que tenha dois bons trânsitos e presença no PTT... E sugere pra ele
> fazer
> >>>> a troca...
> >>>>
> >>>> Alexandre Aleixo
> >>>>
> >>>>
> >>>>
> >>>>
> >>>> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 20:03, Rafael Alves via caiu <
> >>>> caiu em eng.registro.br> escreveu:
> >>>>
> >>>>> Olá,
> >>>>>
> >>>>> Há mais ou menos 1 mês venho tendo problemas de roteamento entre a
> Claro
> >>>>> e o provedor Heficed. O caminho de retorno vêm sendo feito através
> da TI
> >>>>> Sparkle, que está fazendo passar pelos Estados Unidos antes de
> chegar ao
> >>>>> provedor. Tentei diversos contatos, como falar com a própria Heficed
> >>>>> onde me insistiram "até a morte" dizendo que não poderiam fazer nada
> e
> >>>>> que apenas a Claro poderia solucionar, além de eu ter tentado
> diversos
> >>>>> emails da Claro sendo que nenhum me retornou até o momento.
> >>>>>
> >>>>> Lado cliente -> servidor:
> >>>>> https://i.imgur.com/AIzGMQV.png
> >>>>>
> >>>>> No lado servidor -> cliente está o seguinte:
> >>>>>
> >>>>> Start: 2022-01-30T20:27:00-0300
> >>>>> HOST: freeman Loss% Snt Last Avg Best Wrst StDev
> >>>>> 1. AS61317 standard.partnerwhorl.org
> >>>>> (154.16.57.3) 0.0% 100 0.6 2.4 0.2 62.8
> >>>>> 9.6
> >>>>> 2. AS3356 8.243.152.21 0.0% 100 0.7 2.0 0.5 26.9 3.7
> >>>>> 3. AS3356 ae2.3602.edge2.SaoPaulo1.level3.net
> >>>>> (4.69.220.18) 0.0% 100 0.7 3.4 0.4 25.5 5.7
> >>>>> 4. AS4230 ebt-B56-agg03.spomb.embratel.net.br
> >>>>> (200.211.219.13) 0.0% 100 111.5 111.3 111.1 111.7 0.2
> >>>>> 5. AS4230 ebt-H1-2-0-3-tcore01.spo.embratel.net.br
> >>>>> (200.230.243.35) 0.0% 100 107.4 111.3 107.4 115.3 2.3
> >>>>> 6. AS4230 ebt-B1111-tcore01.cas.embratel.net.br
> >>>>> (200.230.252.129) 0.0% 100 108.0 111.6 107.8 115.6 2.3
> >>>>> 7. AS4230 ebt-H0-5-0-0-uacc02.cas.embratel.net.br
> >>>>> (200.244.212.167) 0.0% 100 113.0 113.1 112.7 114.5 0.5
> >>>>> 8. AS4230 netservicos-B1000-uacc02.cas.embratel.net.br
> >>>>> (189.16.179.22) 0.0% 100 112.3 112.8 112.0 123.2 2.0
> >>>>> 9. AS28573 c937ebc6.virtua.com.br
> >>>>> (201.55.235.198) 0.0% 100 112.6 112.5 111.8
> >>>>> 117.4 0.7
> >>>>> 10. AS??? ??? 100.0 100 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0
> >>>>>
> >>>>>
> >>>>> Há alguém do NOC da própria Claro nessa lista que possa dar uma
> olhada
> >>>>> no problema? Sou um usuário final e estou meio que num beco sem saída
> >>>>> aqui, peço perdão pelo "desabafo" e pelo incômodo na lista.
> >>>>>
> >>>>>
> >>>>> Tentei contato nos seguintes emails:
> >>>>>
> >>>>> virtua em virtua.com.br
> >>>>> abuse em virtua.com.br
> >>>>> NocBrasil.Monitoracao em claro.com.br
> >>>>> engenharia.virtua em net.com.br
> >>>>> carlos.alberto em claro.com.br
> >>>>> Diniz.Martins em claro.com.br
> >>>>> ed.paro em claro.com.br
> >>>>>
> >>>>> Todos enviados de um domínio próprio que possuo.
> >>>>>
> >>>>>
> >>>>> Best Regards,
> >>>>> Rafael Alves.
> >>>>>
> >>>>> _______________________________________________
> >>>>> caiu mailing list
> >>>>> caiu em eng.registro.br
> >>>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
> >>>>>
> >>>>>
> >>>>> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
> >>>>>
> >>>>> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
> >>>>>
> >>> _______________________________________________
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