[caiu] Claro e Heficed/Host1Plus
Rafael Alves
rmacielalves em outlook.com
Segunda Março 7 01:59:19 -03 2022
Sem chance, a Heficed não quer mexer mais 1 dedo pra tentar algo. Não
sei o que aconteceu pois costumavam tentar de tudo o que é possível no
lado deles quando eu precisava mas esse ano mudou completamente a
qualidade de suporte. O jeito vai ser pular fora (tenho que esperar mais
6 meses ugh) ou esperar que alguém da Claro atenda meu pedido.
Inclusive o provedor JotaF Telecom, que um amigo possui o serviço de
fibra, também tem esses mesmos problemas de rota com a Claro caso haja
alguém da JotaF Telecom aqui pra ficar sabendo (Não tenho testes mas
posso solicitar).
Best Regards,
Rafael Alves
On 05/03/2022 00:18, Rafael Alves via caiu wrote:
> Obrigado pelas orientações, Alexandre!
>
> Vou tentar convencer eles de tentar aplicar alguns desses workarounds
> pra ver se ameniza, já que falar com a Claro em relação a isso parece
> missão impossível.
>
> No passado a Heficed foi bem melhor em suporte, quando eu tinha algum
> desse tipo de problema eles me detalhavam e inclusive tentavam peering
> por conta própria sem ter que eu solicitar para eles, até mesmo eles
> desligavam um dos links de upstream só pra ver se resolvia. Numa época
> eles tiveram muitos problemas com a TI Sparkle (eles possuem
> Lumen/CenturyLink e TI Sparkle) a ponto de desativar por completo.
> Infelizmente tudo o que é bom acaba né...
>
> Também quem sabe algum dia a Claro responda sobre o problema...
>
> Best Regards,
> Rafael Alves
>
> On 04/03/2022 22:36, Alexandre Aleixo | Opticalhost via caiu wrote:
>> Ahh...
>>
>> Podes pedir pra Heficed usar uma communitie do AS4230 no anúncio do
>> bloco
>> 191.96.70.0/23 pela Seabone e ver se resolve...
>>
>> A communitie 4230:62 vai incluir 2 prepends no anúncio que, em tese,
>> só vai
>> ser lido assim pelo AS4230, que deverá entender que a prioridade da
>> Seabone
>> é menor pro alcance desse destino.
>>
>> Daí a Claro deverá escolher outra rota... E então é torcer pra essa
>> outra
>> rota ser melhor... Rss..
>>
>> Isso, claro... Se a Heficed tiver muito boa vontade de te ajudar fazendo
>> "gambiarra"...
>>
>> Alexandre Aleixo
>>
>>
>>
>>
>> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 22:22, Alexandre Aleixo | Opticalhost <
>> alexandre em opticalhost.com.br> escreveu:
>>
>>> Bom, pelos traceroutes que você passou, a falha "inicial" está
>>> realmente
>>> na Claro e não na Heficed.
>>>
>>> Do servidor pro cliente a rota fica toda no Brasil.
>>>
>>> Ou seja: a Heficed está fazendo o papel dela e encontrando o caminho
>>> mais
>>> curto.
>>>
>>> Agora, na rota do cliente pro servidor é a Claro quem está optando
>>> por ir
>>> em Miami pra alcançar o AS da Heficed ( AS61317).
>>>
>>> A título de comparação, segue o traceroute pelos meus dois trânsitos:
>>>
>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
>>>
>>> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>> com no máximo 30 saltos:
>>>
>>> 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.15.1
>>> 2 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.33.1
>>> 3 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.31.2
>>> 4 2 ms 2 ms 2 ms 172.31.255.253
>>> 5 4 ms 2 ms 7 ms 172.16.0.10
>>> 6 4 ms 4 ms 4 ms 8.243.53.73
>>> 7 11 ms 10 ms 9 ms ae1.3502.edge2.SaoPaulo1.level3.net
>>> [4.69.220.14]
>>> 8 8 ms 9 ms 8 ms
>>> TelecomItalia-level3-SaoPaulo1.Level3.net
>>> [4.68.71.98]
>>> 9 8 ms 10 ms 10 ms et1-0-2.sanpaolo2.spa.seabone.net
>>> [195.22.219.1]
>>>
>>> 10 8 ms 8 ms 8 ms 185.100.112.49
>>> 11 8 ms 8 ms 8 ms freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>>
>>> Rastreamento concluído.
>>>
>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
>>>
>>> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>> com no máximo 30 saltos:
>>>
>>> 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.15.1
>>> 2 <1 ms 1 ms <1 ms 192.168.33.1
>>> 3 1 ms 1 ms <1 ms 1.96.8.189.redel.com.br [189.8.96.1]
>>> 4 1 ms 1 ms 1 ms 172.30.31.18
>>> 5 1 ms 1 ms 2 ms 172.30.31.13
>>> 6 4 ms 5 ms 5 ms 186-211-211-85.commcorp.net.br
>>> [186.211.211.85]
>>>
>>> 7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
>>> 8 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
>>> 9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
>>> 10 12 ms 11 ms 11 ms ae5-0.core02.spo1.commcorp.net.br
>>> [201.16.1.93]
>>>
>>> 11 12 ms 12 ms 12 ms as61317.saopaulo.sp.ix.br
>>> [187.16.210.159]
>>> 12 12 ms 12 ms 12 ms freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>>
>>> Rastreamento concluído.
>>>
>>> C:\Users\AlexandreHM-PC>
>>>
>>> Ou seja... Tudo ok nesses outros 2 trânsitos...
>>>
>>> Daí pra Heficed resolver, só se reduzissem a prioridade da Seabone pro
>>> anúncio do bloco 191.96.70.0/23 e colocassem uma prioridade maior pra
>>> outro peer... mas... É "gambiarra" pra resolver um problema que não é
>>> gerado por eles.
>>>
>>> E infelizmente, o suporte a nível de rota assim, pela NET/CLARO, sendo
>>> cliente de banda larga, é bem complicado de se conseguir...
>>>
>>> Talvez uma solução seja pedir pra Heficed tentar fazer peer com o
>>> AS4230
>>> pelo PTTSP.
>>>
>>> Ambos ASs tem presença no PTTSP, mas não fazem peering.
>>>
>>> Mas... Sinceramente? Procura um provedor local da região do seu cliente
>>> que tenha dois bons trânsitos e presença no PTT... E sugere pra ele
>>> fazer
>>> a troca...
>>>
>>> Alexandre Aleixo
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 20:03, Rafael Alves via caiu <
>>> caiu em eng.registro.br> escreveu:
>>>
>>>> Olá,
>>>>
>>>> Há mais ou menos 1 mês venho tendo problemas de roteamento entre a
>>>> Claro
>>>> e o provedor Heficed. O caminho de retorno vêm sendo feito através
>>>> da TI
>>>> Sparkle, que está fazendo passar pelos Estados Unidos antes de
>>>> chegar ao
>>>> provedor. Tentei diversos contatos, como falar com a própria Heficed
>>>> onde me insistiram "até a morte" dizendo que não poderiam fazer nada e
>>>> que apenas a Claro poderia solucionar, além de eu ter tentado diversos
>>>> emails da Claro sendo que nenhum me retornou até o momento.
>>>>
>>>> Lado cliente -> servidor:
>>>> https://i.imgur.com/AIzGMQV.png
>>>>
>>>> No lado servidor -> cliente está o seguinte:
>>>>
>>>> Start: 2022-01-30T20:27:00-0300
>>>> HOST: freeman Loss% Snt Last Avg Best Wrst StDev
>>>> 1. AS61317 standard.partnerwhorl.org
>>>> (154.16.57.3) 0.0% 100 0.6 2.4 0.2 62.8
>>>> 9.6
>>>> 2. AS3356 8.243.152.21 0.0% 100 0.7 2.0 0.5 26.9 3.7
>>>> 3. AS3356 ae2.3602.edge2.SaoPaulo1.level3.net
>>>> (4.69.220.18) 0.0% 100 0.7 3.4 0.4 25.5 5.7
>>>> 4. AS4230 ebt-B56-agg03.spomb.embratel.net.br
>>>> (200.211.219.13) 0.0% 100 111.5 111.3 111.1 111.7 0.2
>>>> 5. AS4230 ebt-H1-2-0-3-tcore01.spo.embratel.net.br
>>>> (200.230.243.35) 0.0% 100 107.4 111.3 107.4 115.3 2.3
>>>> 6. AS4230 ebt-B1111-tcore01.cas.embratel.net.br
>>>> (200.230.252.129) 0.0% 100 108.0 111.6 107.8 115.6 2.3
>>>> 7. AS4230 ebt-H0-5-0-0-uacc02.cas.embratel.net.br
>>>> (200.244.212.167) 0.0% 100 113.0 113.1 112.7 114.5 0.5
>>>> 8. AS4230 netservicos-B1000-uacc02.cas.embratel.net.br
>>>> (189.16.179.22) 0.0% 100 112.3 112.8 112.0 123.2 2.0
>>>> 9. AS28573 c937ebc6.virtua.com.br
>>>> (201.55.235.198) 0.0% 100 112.6 112.5 111.8
>>>> 117.4 0.7
>>>> 10. AS??? ??? 100.0 100 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0
>>>>
>>>>
>>>> Há alguém do NOC da própria Claro nessa lista que possa dar uma olhada
>>>> no problema? Sou um usuário final e estou meio que num beco sem saída
>>>> aqui, peço perdão pelo "desabafo" e pelo incômodo na lista.
>>>>
>>>>
>>>> Tentei contato nos seguintes emails:
>>>>
>>>> virtua em virtua.com.br
>>>> abuse em virtua.com.br
>>>> NocBrasil.Monitoracao em claro.com.br
>>>> engenharia.virtua em net.com.br
>>>> carlos.alberto em claro.com.br
>>>> Diniz.Martins em claro.com.br
>>>> ed.paro em claro.com.br
>>>>
>>>> Todos enviados de um domínio próprio que possuo.
>>>>
>>>>
>>>> Best Regards,
>>>> Rafael Alves.
>>>>
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