[caiu] Claro e Heficed/Host1Plus
Rafael Alves
rmacielalves em outlook.com
Sábado Março 5 00:18:58 -03 2022
Obrigado pelas orientações, Alexandre!
Vou tentar convencer eles de tentar aplicar alguns desses workarounds
pra ver se ameniza, já que falar com a Claro em relação a isso parece
missão impossível.
No passado a Heficed foi bem melhor em suporte, quando eu tinha algum
desse tipo de problema eles me detalhavam e inclusive tentavam peering
por conta própria sem ter que eu solicitar para eles, até mesmo eles
desligavam um dos links de upstream só pra ver se resolvia. Numa época
eles tiveram muitos problemas com a TI Sparkle (eles possuem
Lumen/CenturyLink e TI Sparkle) a ponto de desativar por completo.
Infelizmente tudo o que é bom acaba né...
Também quem sabe algum dia a Claro responda sobre o problema...
Best Regards,
Rafael Alves
On 04/03/2022 22:36, Alexandre Aleixo | Opticalhost via caiu wrote:
> Ahh...
>
> Podes pedir pra Heficed usar uma communitie do AS4230 no anúncio do bloco
> 191.96.70.0/23 pela Seabone e ver se resolve...
>
> A communitie 4230:62 vai incluir 2 prepends no anúncio que, em tese, só vai
> ser lido assim pelo AS4230, que deverá entender que a prioridade da Seabone
> é menor pro alcance desse destino.
>
> Daí a Claro deverá escolher outra rota... E então é torcer pra essa outra
> rota ser melhor... Rss..
>
> Isso, claro... Se a Heficed tiver muito boa vontade de te ajudar fazendo
> "gambiarra"...
>
> Alexandre Aleixo
>
>
>
>
> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 22:22, Alexandre Aleixo | Opticalhost <
> alexandre em opticalhost.com.br> escreveu:
>
>> Bom, pelos traceroutes que você passou, a falha "inicial" está realmente
>> na Claro e não na Heficed.
>>
>> Do servidor pro cliente a rota fica toda no Brasil.
>>
>> Ou seja: a Heficed está fazendo o papel dela e encontrando o caminho mais
>> curto.
>>
>> Agora, na rota do cliente pro servidor é a Claro quem está optando por ir
>> em Miami pra alcançar o AS da Heficed ( AS61317).
>>
>> A título de comparação, segue o traceroute pelos meus dois trânsitos:
>>
>> C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
>>
>> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>> com no máximo 30 saltos:
>>
>> 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.15.1
>> 2 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.33.1
>> 3 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.31.2
>> 4 2 ms 2 ms 2 ms 172.31.255.253
>> 5 4 ms 2 ms 7 ms 172.16.0.10
>> 6 4 ms 4 ms 4 ms 8.243.53.73
>> 7 11 ms 10 ms 9 ms ae1.3502.edge2.SaoPaulo1.level3.net
>> [4.69.220.14]
>> 8 8 ms 9 ms 8 ms TelecomItalia-level3-SaoPaulo1.Level3.net
>> [4.68.71.98]
>> 9 8 ms 10 ms 10 ms et1-0-2.sanpaolo2.spa.seabone.net
>> [195.22.219.1]
>>
>> 10 8 ms 8 ms 8 ms 185.100.112.49
>> 11 8 ms 8 ms 8 ms freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>
>> Rastreamento concluído.
>>
>> C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
>>
>> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>> com no máximo 30 saltos:
>>
>> 1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.15.1
>> 2 <1 ms 1 ms <1 ms 192.168.33.1
>> 3 1 ms 1 ms <1 ms 1.96.8.189.redel.com.br [189.8.96.1]
>> 4 1 ms 1 ms 1 ms 172.30.31.18
>> 5 1 ms 1 ms 2 ms 172.30.31.13
>> 6 4 ms 5 ms 5 ms 186-211-211-85.commcorp.net.br
>> [186.211.211.85]
>>
>> 7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
>> 8 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
>> 9 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
>> 10 12 ms 11 ms 11 ms ae5-0.core02.spo1.commcorp.net.br
>> [201.16.1.93]
>>
>> 11 12 ms 12 ms 12 ms as61317.saopaulo.sp.ix.br [187.16.210.159]
>> 12 12 ms 12 ms 12 ms freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>>
>> Rastreamento concluído.
>>
>> C:\Users\AlexandreHM-PC>
>>
>> Ou seja... Tudo ok nesses outros 2 trânsitos...
>>
>> Daí pra Heficed resolver, só se reduzissem a prioridade da Seabone pro
>> anúncio do bloco 191.96.70.0/23 e colocassem uma prioridade maior pra
>> outro peer... mas... É "gambiarra" pra resolver um problema que não é
>> gerado por eles.
>>
>> E infelizmente, o suporte a nível de rota assim, pela NET/CLARO, sendo
>> cliente de banda larga, é bem complicado de se conseguir...
>>
>> Talvez uma solução seja pedir pra Heficed tentar fazer peer com o AS4230
>> pelo PTTSP.
>>
>> Ambos ASs tem presença no PTTSP, mas não fazem peering.
>>
>> Mas... Sinceramente? Procura um provedor local da região do seu cliente
>> que tenha dois bons trânsitos e presença no PTT... E sugere pra ele fazer
>> a troca...
>>
>> Alexandre Aleixo
>>
>>
>>
>>
>> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 20:03, Rafael Alves via caiu <
>> caiu em eng.registro.br> escreveu:
>>
>>> Olá,
>>>
>>> Há mais ou menos 1 mês venho tendo problemas de roteamento entre a Claro
>>> e o provedor Heficed. O caminho de retorno vêm sendo feito através da TI
>>> Sparkle, que está fazendo passar pelos Estados Unidos antes de chegar ao
>>> provedor. Tentei diversos contatos, como falar com a própria Heficed
>>> onde me insistiram "até a morte" dizendo que não poderiam fazer nada e
>>> que apenas a Claro poderia solucionar, além de eu ter tentado diversos
>>> emails da Claro sendo que nenhum me retornou até o momento.
>>>
>>> Lado cliente -> servidor:
>>> https://i.imgur.com/AIzGMQV.png
>>>
>>> No lado servidor -> cliente está o seguinte:
>>>
>>> Start: 2022-01-30T20:27:00-0300
>>> HOST: freeman Loss% Snt Last Avg Best Wrst StDev
>>> 1. AS61317 standard.partnerwhorl.org
>>> (154.16.57.3) 0.0% 100 0.6 2.4 0.2 62.8
>>> 9.6
>>> 2. AS3356 8.243.152.21 0.0% 100 0.7 2.0 0.5 26.9 3.7
>>> 3. AS3356 ae2.3602.edge2.SaoPaulo1.level3.net
>>> (4.69.220.18) 0.0% 100 0.7 3.4 0.4 25.5 5.7
>>> 4. AS4230 ebt-B56-agg03.spomb.embratel.net.br
>>> (200.211.219.13) 0.0% 100 111.5 111.3 111.1 111.7 0.2
>>> 5. AS4230 ebt-H1-2-0-3-tcore01.spo.embratel.net.br
>>> (200.230.243.35) 0.0% 100 107.4 111.3 107.4 115.3 2.3
>>> 6. AS4230 ebt-B1111-tcore01.cas.embratel.net.br
>>> (200.230.252.129) 0.0% 100 108.0 111.6 107.8 115.6 2.3
>>> 7. AS4230 ebt-H0-5-0-0-uacc02.cas.embratel.net.br
>>> (200.244.212.167) 0.0% 100 113.0 113.1 112.7 114.5 0.5
>>> 8. AS4230 netservicos-B1000-uacc02.cas.embratel.net.br
>>> (189.16.179.22) 0.0% 100 112.3 112.8 112.0 123.2 2.0
>>> 9. AS28573 c937ebc6.virtua.com.br
>>> (201.55.235.198) 0.0% 100 112.6 112.5 111.8
>>> 117.4 0.7
>>> 10. AS??? ??? 100.0 100 0.0 0.0 0.0 0.0 0.0
>>>
>>>
>>> Há alguém do NOC da própria Claro nessa lista que possa dar uma olhada
>>> no problema? Sou um usuário final e estou meio que num beco sem saída
>>> aqui, peço perdão pelo "desabafo" e pelo incômodo na lista.
>>>
>>>
>>> Tentei contato nos seguintes emails:
>>>
>>> virtua em virtua.com.br
>>> abuse em virtua.com.br
>>> NocBrasil.Monitoracao em claro.com.br
>>> engenharia.virtua em net.com.br
>>> carlos.alberto em claro.com.br
>>> Diniz.Martins em claro.com.br
>>> ed.paro em claro.com.br
>>>
>>> Todos enviados de um domínio próprio que possuo.
>>>
>>>
>>> Best Regards,
>>> Rafael Alves.
>>>
>>> _______________________________________________
>>> caiu mailing list
>>> caiu em eng.registro.br
>>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
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