[MASOCH-L] Google Workspace - Bloquear acesso à conta

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Tue Aug 3 10:01:20 -03 2021


Fernando
Depende de como o "carinha do TI" é enxergue dentro do contexto. No caso,
sou prestador de serviço, com contrato assinado e todas as
responsabilidades legais que me cabem num assunto como esse. É como um
advogado que tem acesso a informações sensíveis da empresa e não vejo
diferença nisso. Em outros locais, o TI no organograma é como um diretor ou
gerente geral, acima até a cargos de gerência de filiais.
Mas se a empresa enxergar o TI como o "zé" aí a coisa realmente complica.

Em ter., 3 de ago. de 2021 às 09:57, Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com>
escreveu:

> Embora eu concorde que o email é propriedade da empresa e tudo que é
> feito com ele é feito em nome da empresa e essa tem sim a prerrogativa
> de acessá-lo quando necessário eu não considero normal que "o carinha do
> TI" possa fazer quando bem entender ou por qualquer razão que ele
> próprio considerar justo.
>
> Comunicação, inclusive corporativa é coisa muito séria e muitas vezes as
> mensagens trocadas ali possuem conteúdo de teor bastante sensível
> interno e externo que nem o carinha do TI deve ter acesso. Portanto na
> minha visão deve haver uma procedimento interno bem definido que somente
> a direção da empresa pode autorizar a mudança de senha do usuário ou até
> mesmo acesso à caixa de mensagens quando houver uma razão bem fundamentada.
>
> Esse caso de mudar a senha apenas para bloquear o acesso me parece uma
> medida controversa, porém se necessária dado que a plataforma não
> permite outra alternativa pode ser feita.
>
> O que eu faria é alterar a senha para uma senha aleatória qualquer,
> enviar essa senha ela apenas para o gestor da pessoa que está de férias
> para que seja repassada quando retornar.
> Outra questão em uma situação dessas é no retorno da pessoa e alteração
> da senha de volta para uma permanente realizar uma auditoria de acesso
> para ver se não aconteceram acessos nesse meio tempo já que o propósito
> não era esse.
>
> Fernando
>
> Em 03/08/2021 09:40, Marcio Merlone escreveu:
> > Bom dia
> >
> > Onde trabalho, durante a integração, deixamos bem claro ao novo
> > colaborador que o email é propriedade da empresa e não deve ser
> > utilizado para fins pessoais, com assinatura dele. Desta forma não
> > temos problema em alterar a senha ou acessar a caixa de email dele.
> >
> > Acredito que legalmente isto não tenha nenhuma implicação, mas não
> > tenho nenhuma autoridade pra afirmar isso.
> >
> > Boa sorte!
> >
> > Em 02/08/2021 18:00, Eduardo Rigler escreveu:
> >> Olá pessoal, tudo bem?
> >>
> >> Há alguma forma de inibir ou bloquear o login em determinada conta de
> >> usuário sem que haja necessidade de suspendê-la ou de alterar a senha
> >> enquanto ele está de férias (por exemplo) ?
> >>
> >> Recentemente esse debate surgiu aqui na empresa e infelizmente não
> >> encontrei uma forma simples de fazer isso, suspender é complicado pois a
> >> conta também irá parar de receber e-mails. Por outro lado, apesar de ser
> >> uma conta corporativa o pessoal do administrativo insiste que alterar a
> >> senha fere a intimidade do colaborador e que acessá-la para ativar um
> >> redirecionamento seria o 'fim da picada'...
> >>
> >> O que vocês pensam sobre isso? Há algum amparo legal em algum desses
> >> aspectos?
> >>
> >> Nunca senti tanta falta de um botão estilo "Prevent user from
> >> authenticating" :-)
> >>
> >> []'s
> >> __
> >> masoch-l list
> >> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
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