[MASOCH-L] Google Workspace - Bloquear acesso à conta

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Aug 3 09:57:27 -03 2021

Embora eu concorde que o email é propriedade da empresa e tudo que é
feito com ele é feito em nome da empresa e essa tem sim a prerrogativa
de acessá-lo quando necessário eu não considero normal que "o carinha do
TI" possa fazer quando bem entender ou por qualquer razão que ele
próprio considerar justo.

Comunicação, inclusive corporativa é coisa muito séria e muitas vezes as
mensagens trocadas ali possuem conteúdo de teor bastante sensível
interno e externo que nem o carinha do TI deve ter acesso. Portanto na
minha visão deve haver uma procedimento interno bem definido que somente
a direção da empresa pode autorizar a mudança de senha do usuário ou até
mesmo acesso à caixa de mensagens quando houver uma razão bem fundamentada.

Esse caso de mudar a senha apenas para bloquear o acesso me parece uma
medida controversa, porém se necessária dado que a plataforma não
permite outra alternativa pode ser feita.

O que eu faria é alterar a senha para uma senha aleatória qualquer,
enviar essa senha ela apenas para o gestor da pessoa que está de férias
para que seja repassada quando retornar.
Outra questão em uma situação dessas é no retorno da pessoa e alteração
da senha de volta para uma permanente realizar uma auditoria de acesso
para ver se não aconteceram acessos nesse meio tempo já que o propósito
não era esse.

Fernando