[MASOCH-L] Virtualização - Regeneração de espaço não usado

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Wed Jul 20 10:10:06 BRT 2016

On Tue, 19 Jul 2016, Danton Nunes wrote:
> não sei para o vmware, mas no qemu-kvm há uma tática para recuperar espaço
> mesmo de máquinas virtuais que estão funcionando. geralmente se usa um
> formato de volume virtual comprimido, o qcow2, só que conforme vai se
> escrevendo nele, as adições não são comprimidas. porisso vale a pena, de
> tempos em tempos, converter o arquivo de qcow2 em ... qcow2! só que no
> processo muita coisa se comprime e muito espaço vazio é recuperado.

As soluções mais novas tanto de storage quanto de virtualização usam o
conceito de "thin-provisioned volumes" e SCSI UNMAP/DISCARD para marcar
blocos como "livres para reuso" à quente.  Funciona igual ao TRIM em
SSD.

Isso inclui o qemu-kvm usando qcow2, desde que toda a pilha de storage
suporte UNMAP/DISCARD, etc.

https://blog.zencoffee.org/2016/05/trim-support-kvm-virtual-machines/

> é possível que haja algo parecido no vmware.

Tem sim, mas é preciso ler os KBs à respeito, e usar uma versão bem nova
do ESXi.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond