[MASOCH-L] Virtualização - Regeneração de espaço não usado

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Jul 20 10:47:26 BRT 2016

​O que está usando de Storage?
V7000? Ele está com o Block-Level-Dedup Ativado?​

Essa seria a minha primeira sugestão.

Porém DEDUP é uma ferramenta PORRETA que deve ser usada com cautela!
CPU e Memory Intensive no Storage.

Eu sempre uso a abordagem de 3 Virtual-Disks em cada VM, e para cada uma
dessas um Storage-Volume específico:
1 - Instalação do Sistema Operacional
     - Dedup com certeza!
       - E quanto mais parecidos os S.O.s melhor será.
         Windows, todos do mesmo. Linux, todos do mesmo.
2 - Produção
     - Dedup depende da aplicação,
       - BD não, MS exchange não, etc...
       - WebServer Sim, FileServer Sim, APP-Server Sim, etc...
3 - Swap/PageFile
     - Sem Dedup

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação