[MASOCH-L] Virtualização - Regeneração de espaço não usado

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Jul 19 21:48:22 BRT 2016

On Tue, 19 Jul 2016, Eduardo Rigler wrote:

> Olá pessoal,
>
> Em tempos de VM´s grandes e pouco espaço em Storage, qual a melhor forma de
> recuperar o espaço que foi alocado mas não está mais em uso por alguma VM?
>
> Já li muita documentação e grande parte indica baixar a VM, rodar algum
> comando mágico e subir novamente causando downtime e isso não é lá muito
> interessante. Alguns indicam sdelete (windows) ou dd (linux) e alguns
> outros indicam o VMware Converter, mas a mão de obra é grande e também
> existe algum downtime durante o processo.

> [...]

não sei para o vmware, mas no qemu-kvm há uma tática para recuperar espaço
mesmo de máquinas virtuais que estão funcionando. geralmente se usa um
formato de volume virtual comprimido, o qcow2, só que conforme vai se
escrevendo nele, as adições não são comprimidas. porisso vale a pena, de
tempos em tempos, converter o arquivo de qcow2 em ... qcow2! só que no
processo muita coisa se comprime e muito espaço vazio é recuperado.

é possível que haja algo parecido no vmware.