[MASOCH-L] Ferramenta para Virtualização

Leonardo Amaral - Listas listas at leonardoamaral.com.br
Tue Aug 30 15:05:58 BRT 2016

Em 30 de agosto de 2016 12:14, Lista <lista.gter at gmail.com> escreveu:

> Fazer esta iso, demandaria tempo do servidor off-line, o que fazendo com o
> convert não, uma vez que bem como mencionado, se conhece o servidor, é só
> passar os dados atualizados por ultimo, o que ficaria muita pouca coisa(em
> comparação ao s.o inteiro).
> Então não vejo como questão de conhecer ou não, saber mexer ou não no S.O e
> sim praticidade e agilidade.

Eu não me recordo de ter lido sobre LiveMigration. LiveMigration de
máquinas trás como requisito que seja usado o mesmo sistema pois cada um
implementa à sua maneira o gerenciamento de memória, de disco, etc. No caso
de máquinas físicas, não existe abstração de bloco e memória, portanto sim,
exige indiscutível downtime. O que pode-se fazer é preparar as aplicações.
Cluster de banco de dados, DRDB, GlusterFS, etc ajudam nessa tarefa de tal
forma que a conversão se dá pelas aplicações e não trazendo o mesmo setup
anterior. E isso tem lá seus meios de se fazer com nenhum ou pouco downtime.

[image: --]

Leonardo Amaral
[image: https://]about.me/leonardo.amaral
<https://about.me/leonardo.amaral?promo=email_sig&utm_source=email_sig&utm_medium=email_sig&utm_campaign=external_links>