[MASOCH-L] RES: [suspeito spam]Re: RES: dom???nios que parecem terem sido criados para mandar spam

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 13 10:09:45 BRT 2015

leandro at allchemistry.com.br>:

> Acabei de colocar uma versão em produção no nosso servidor de e-mail.
> Parece estar funcionando bem e com baixíssima latência:
>
>    https://dl.dropboxusercontent.com/u/44768624/WhoisCache.zip
>
> Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tempo que o registro deve
> valer em cache, antes de fazer uma nova consulta.
>
> O resultado do WHOIS para domínio retorna o campo expires. Pensei em
> utilizar este campo como critério para validade do registro em cache. O que
> vocês acham?

Expiração é do domínio, e o domínio pode ser transferido antes da expiração
através de procedimento administrativo. Ou, mesmo sem mudança de
titularidade, o domínio ter sua conteúdo de zona DNS alterado, seus
servidores DNS alterados...

> No caso dos resultados do WHOIS para IP, não existe este campo expires.
> Qual seria o prazo de validade satisfatório que vocês imaginam para estes
> registros de bloco de IP?

Me parece que você vai precisar arbitrar um tempo para os dois casos.

Rubens