[MASOCH-L] O que você mais odeia no SPF?

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Jun 18 08:39:52 BRT 2015

On 15/06/2015 12:04, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> [...]
>
> A gente precisa lembrar que existem 4 qualificadores (PASS, FAIL,
> SOFTFAIL e NEUTRAL).
>
> Supondo que dentro do include tenha uma sub-rede (na qual o
> qualificador seja FAIL) e o registro raiz tenha uma outra sub-rede
> (que o qualificador seja PASS) que contém a outra sub-rede do include.
> Neste caso, seria algo como subtração de conjuntos, onde o conjunto de
> IPs da raiz menos o conjunto de IPs do include.
>
> Cara, eu não faço a mínima ideia se alguém faz esse tipo de coisa. Mas
> o protocolo SPF permite isso então a gente precisa levar essa

Rafael. Eu refleti bastante neste caso e acredito que ninguém faça este
tipo de coisa que eu disse. Seria até estupidez alguém fazer mesmo que o
SPF permita.

Neste caso, eu adotei sua ideia e fui além. Imagino que a melhor ordem
para processamento dos mecanismos é ordená-los pelo grau de dificuldade
de processamento:

 1. Mecanismos sem consultas DNS: "ip4" e "ip6";
 2. Mecanismos com uma consulta DNS: "a", "mx" e "exists";
 3. Mecanismos de nó (uma consulta DNS): "include";
 4. Mecanismos de reverso (varias consultas DNS): "ptr";

Acabei de implementar isso no serviço que está disponível lá na AWS.