[MASOCH-L] O que você mais odeia no SPF?

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Mon Jun 15 11:49:35 BRT 2015

On 15/06/2015 11:30, Danton Nunes wrote:

> mas quanto mais, mais permissivo fica, né? e estamos de acordo que
> muito permissivo deve ir pro brejo. assim não tenho qualquer dor na
> consciência em estabelecer um limite arbitrário. veja a própria
> RFC4408 recomenda preferir redirect a include.

Ótimo argumento. Me convenceu. Vou colocar um limite de nível na árvore.

> eu não tenho essa benevolência toda.

kkkkkk

> no meu entender tem que dar erro e ponto final. há ferramentas
> automáticas para gerar esses registros sem qualquer erro. se o cara é
> principiante, use-as.

Certo. Mas quando seu usuário não receber a mensagem destes caras, eles
vão encher seu saco. Eles tão pouco se lixando se o erro é do
administrador infeliz da origem. Não sei ao certo que tipo de usuário
você lida, mas com certeza os usuários de provedores de e-mail devem
receber uma enxurrada de reclamações por conta deste tipo de problema.

Mas eu concordo que dar ERROR quando o erro de sintaxe for grosseiro
demais para ser entendido é obrigatório, sem dúvida.

> o aviso pode ser automatico, uma mensagem 500 na recusa da mensagem
> tipo 'SPF syntax error'.

Mas ai você precisaria que dropar a mensagem, que seria o contrário da
proposta que seria minimizar as reclamações.

De qualquer forma você me deu uma ótima ideia agora. Daria para fazer um
aviso automático para o responsável pelo domínio consultando o WHOIS e
pegar o e-mail dele para enviar a mensagem.