[MASOCH-L] O que você mais odeia no SPF?

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Mon Jun 15 12:04:36 BRT 2015

On 15/06/2015 11:41, Rafael Henrique Faria wrote:
> Acho que no 1, poderia ser usado alguma técnica de FIRST MATCH.
>
> Por exemplo, se o IP do servidor que está sendo usado é
> 127.127.127.127, e o cara possui a seguinte sintaxe:
>
> "v=spf1 include:_spf.google.com ip4:127.127.127.127 -all"
>
> O primeiro include nem seria feito... pois o IP está ali, liberado...
> ele só iria acessar o include caso nenhum campo deste registro batesse
> com o endereço do servidor em questão. E a mesma coisa para cada nível
> de include.
> Se o IP desejado está no 2 nível, ele nem precisa continuar para o seguintes...

Essa ideia é sensacional. Só que me veio um possível problema nisso.

A gente precisa lembrar que existem 4 qualificadores (PASS, FAIL,
SOFTFAIL e NEUTRAL).

Supondo que dentro do include tenha uma sub-rede (na qual o qualificador
seja FAIL) e o registro raiz tenha uma outra sub-rede (que o
qualificador seja PASS) que contém a outra sub-rede do include. Neste
caso, seria algo como subtração de conjuntos, onde o conjunto de IPs da
raiz menos o conjunto de IPs do include.

Cara, eu não faço a mínima ideia se alguém faz esse tipo de coisa. Mas o
protocolo SPF permite isso então a gente precisa levar essa
possibilidade me conta.

O que vocês acham?