[MASOCH-L] Blacklists manuais - MTA

Roberto Lima smuxbr at gmail.com
Wed Jul 22 13:18:53 BRT 2015

Pessoal, boa tarde,

Estou acompanhando a evolução do Leandro em relação ao SPFBL para boas
praticas de envio e recebimento de emails e hoje me surgiu uma duvida
comumente relacionada a recebimentos de emails.

Atualmente trabalho com um pequeno provedor de serviços e sempre tenho
reclamações por parte dos clientes quanto ao recebimento de spam.
Inicialmente estou partindo pela receita de bolo Exim + MailScanner
(Spamassassin, clamav) pois meu fluxo diário não passa de 20 mil emails
recebidos.

Quanto as blacklists do mailscanner, mantive as padrões banidas pois vem
muito virus a partir desses prefixos:

www-data@*
root@*

Ao longo dos meses identifiquei vários outros que chegam a ser chatos, tais
como:

email@*
bomdia@*
rp@*
barrocarte@*
uol-*@*
carsystem@*
ordenato@*
clarotv@*
marketing-mobly@*
slimcaps@*
estadao@*
netshoes@*
tc-bounce*@*
abuse-*@*
bounce-*_html*@*
envio2@*
novidades@*
dma_*@*

Já em relação a domínios, vejo muitos outros provedores sendo contratados
para enviar spam, então passei a barrar alguns desses:

*@gator*.hostgator.com
*@*.ovh

Vocês que optaram por soluções open-source, o que fazem para deixar o
sistema mais automatizado nesses casos? Nesse momento tenho cerca de 7.270
emails barrados por estarem em blacklists e marcado como highspam (>=2.60
spamscore), mas tenho certeza que ainda passa muita coisa para os clientes.

Ficarei agradecido se puderem compartilhar experiencia no uso de
ferramentas semelhantes.

Abs,
Roberto.