[MASOCH-L] Duvida sobre Storage/Vmware

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Thu Jan 15 16:04:30 BRST 2015

Márcio Merlone escreveu:
> Com a versão licenciada é automático, caso algum host morra o outro
> assume na hora e diz a lenda que as VMs não perdem nem um ping.

Não é lenda não, no máximo ocorre um delay em alguma aplicação até a
outra máquina assumir 100% e provavelmente um ou outro ping vai de 5ms
para uns 10ms e volta depois.
> O cuidado pra isso não dar problema é garantir que o host que sobrou
> tenha memória suficiente pra caber todas as VMs.

Caso memória e CPU do outro host já esteja mais que 50%(no caso de um
par de hosts), há como fazer profiles, por ex:

Servidor crítico de banco e email tem peso sobre o de WWW e DNS

Suponha que a máquina 1 morreu(4GB de RAM) e nela temos MYSQL usando 2GB
e ZIMBRA 2GB.
A máquina 2 (4GB RAM)já tem WWW e DNS consumindo 2GB(1GB cada um) dos
4GB. então 2+2+2= 6GB, faltariam 2GB.

Você pode mandar o virtualizador fazer o WWW e DNS começar a usar swap
no storage(e usar o mínimo de RAM física para a máquina continuar viva)
e tentar fazer o ZIMBRA e MYSQL usar o mínimo possível de swap em disco.

A grosso modo é isto, só que meu exemplo é irreal, pois o
vmware(dependendo da sua licença)  costuma calcular o quoeficiente de
distribuição de carga(I/O de rede, cpu, memória + I/O na HBA), então só
em caso crítico que fica desbalanceado, o exemplo acima foi prá ficar
didático.

A concorrência também faz isto, só muda nomes e valores :)