[MASOCH-L] Duvida sobre Storage/Vmware

Márcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Thu Jan 15 15:50:17 BRST 2015

On 15-01-2015 15:26, Welisson Tomé wrote:
> @Márcio
>
> Esse processo hoje vc faz de maneira manual, entre desligar uma maquina
> e a outra assumir? Poderia me dar maiores detalhes de como vocês faz no
> seu ambiente hoje?

Hoje eu tenho o que brincamos ser alta disponibilidade na unha. Com
ambos os hosts ligados eu tenho que fazer shutdown da VM no host A para
conseguir bootá-la no host B devido aos locks (isso é bom, essencial).
Caso o host B morra eu tenho que abrir o VMWare Client (não o vCenter, o
gratuito não tem isso) no host que sobrou e comandar o boot das VMs que
morreram junto com o host B. Com a versão licenciada é automático, caso
algum host morra o outro assume na hora e diz a lenda que as VMs não
perdem nem um ping. O cuidado pra isso não dar problema é garantir que o
host que sobrou tenha memória suficiente pra caber todas as VMs.

Só pra ilustrar esta imagem
https://docs.oracle.com/cd/E19787-01/820-4989/images/2node-das-multi.gif
mostra como meus hosts (Node A e B) estão ligados no storage, mais
simples impossível.

Sds.

--
*Marcio Merlone*