[MASOCH-L] dom?nios que parecem terem sido criados para mandar spam

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Apr 30 08:34:30 BRT 2015

On 29/04/2015 16:43, Durval Menezes wrote:
> [...]
> no Registro.BR.

> A solucao que ja' pensei em implementar (mas, e' claro, nao tive tempo :-) ),
> seria um plugin para o SpamAssassin que, para cada dominio, consultasse o Whois
> do Registro.BR para obter o nic-hdl-br, e entao verificasse se o mesmo se encontra
> em uma blacklist local, caso afirmativo somasse uns pontos no "score", e de
> qualquer forma guardasse o resultado da consulta em um cache local para evitar
> sobrecarregar o Whois. O problema seria o bloqueio que o Whois do Registro.BR
> implementa, bloqueando enderecos que fazem muitas consultas...

A gente utiliza esta técnica para consultar o campo ownerid do WHOIS.
Funciona muito bem e conseguimos pegar vários casos de spammer com
domínios múltiplos. Mas as vezes acontece justamente isso que você
disse: o registro.br bloqueia depois de muitas consultas e a gente
precisa solicitar a eles o desbloqueio. A gente faz o cache local mas o
volume de consultas flutua demais e as vezes ultrapassa o limiar deles.
Da mesma forma que a gente faz isso para o owneid, daria para fazer para
o CIDR, o owner-c como o Danton gostaria, etc.

Uma solução para o problema seria o registro.br disponibilizar um meio
de fazer estas consultas sem bloqueio ou eles disponibilizarem a base de
dados completa deles periodicamente. Eu já  tentei convencer eles a
fazerem isso mas eles não entenderam o propósito e acharam que seria
muito trabalho para eles e sem resultado.

Outra solução seria a gente se juntar para criar um servidor cache de
consulta WHOIS. Uma vez implementado, bastaria fazer o seguinte: faz a
consulta neste servidor e, se retornar o resultado, use ele, senão o
próprio terminal que fez a consulta faria uma outra consulta no WHOIS,
pegando os campos de interesse e em seguida submeter o resultado no
servidor de cache. Dá um pouco de  trabalho para implementar mas uma vez
implementado, o volume de consulta ao WHOIS seria diluindo entre todos
os terminais participantes e a probabilidade de algum ser bloqueado
seria bem pequena. Mas caso aconteça o bloqueio do terminal, daria para
solicitar que o proprio servidor de cache fizesse a consulta no WHOIS
para extrair as informações necessárias. Como a probabilidade seria
pequena de bloqueio do terminal, o volume de solicitação de consulta
pelo próprio servidor de cache seria pequena, e por consequência a
probabilidade dele próprio ser bloqueado também. Esta solução não
depende do registro.br mas somente de nós. A gente poderia fazer um
protótipo e testar para ver como isso funcionaria na realidade e quais
são as implicações de fato.