[MASOCH-L] Climatização para sala de servidor pequena

Márcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Wed Sep 24 14:31:04 BRT 2014

On 24-09-2014 13:20, Douglas Fischer wrote:
> Esquece colocar Ar-Condicionado em cima da rede do Gerador.
> Se o projeto fosse meu, eu não aceitaria. A não ser que fossem ar de
> precisão e com o fator de potência corrigido acima de 98%.
>
> Quer fazer bem feito?
>
> Um Rack descente tem 1M de comprimento.
> 1m metro para você circular pela frente, 1 metro para você circular or
> trás...
> Pronto, já sabe que a sala vai ter ***3M DE LARGURA***!
> Agora precisa saber quanto vai ter de comprimento.
> Se o objetivo é ter 20mˆ2, são 6,5m de comprimento.
A sala já está definida, 4x5m, com outra igual ao lado prevendo expansão
(8x5m, sou otimista, que aconteça já no ano que vem :)

> Mas o certo mesmo é tentar saber quantos Eacks vais precisar hoje,
> eeeeeeeee daqui há 10 anos...
Rack de servidor por enquanto só um, de distribuição ainda não tenho ao
certo, mas estou imaginando 3 ou 4 inicialmente. Estimar 5 ou 10 anos é
chutorologia, mas estou pressionando o diretor pra superdimensionar
tudo, tentando prever a pior (!) hipótese de crescimento. Pelo tamanho
das instalações de usuários, tamanho máximo disponível pra crescimento
no tereno, aumento constante da capacidade de processamento e
armazenamento em máquinas cada vez menores e mais eficientes, não parece
exagero dizer que dificilmente passaremos de dois, no máximo 3 racks de
servidores *neste site*.

> Bom, 400 pontos? Tudo chegando numa sala só?
A briga com a diretoria ainda não acabou, mas a tendência é esta mesmo.

> Acho meio questionável... Eu usaria uns 5-6 Racks de distribuição
> espalhados, mas tudo bem.
Critério arquitetônico: esconder o motor debaixo do capô e não ter nem
sala de rack no meio do prédio, tudo escondido no térreo meio subsolo.
Eu sei, subsolo: cuidado com infiltrações, mas nesta questão o terreno
ajuda, é um morro e apenas duas paredes são enterradas. Sem chance de
inundação, salvo nova ocorrência de dilúvio bíblico.

> Vamos aos cálculos400/24 -> 17 PatchPannels
> Se for usar switchs de 24 Portas, são mais 17 Switchs.
> Mais uma guia de cabo para cada Switch, são 68 Rack-Units
> Ou seja... Não vai caber tudo num Rack Só!
> Só para os pontos de rede já são dois Racks, eu pessoalmente colocaria 3.
Fora telefonia (de cara já mais de 200 pontos) e talvez também CFTV...

> P.S.: Esses racks de cabling + switch de acesso podem até ser abertos.
Serão.

> Você não vai cometer a porquisse de misturar Cabling com Servidores né?
> Então é mais um Rack para Servidores e Switchs Core(ou de agregação, como
> preferir).
KKKkkk..... hehe... snif. Vou sim.

> Como você é um cara esperto, não vai cair na besteira de colocar rack sem
> guias de cabos verticais, seja nos abertos ou os fechados...
> Então os teus Racks terão no mínimo 80cm de largura.
De onde nos conhecemos? :)
Este dimensional, inclusive as clearances previstas na TIA-942 estão
definidos, junto com as guias de cabos laterais nos racks.

> Se são 3 racks(1 fechado para os servers e 2 abertos para o cabling) são
> 2,40m.
> Considerando um coeficiente de cagaço resultante em mais 2 racks, o total
> são 3,60m.
> Mais 1m de corredor em cada lado, total de 5,60m.
> Pronto!
> Uma sala de 3m X 5,60m e você poderá colocar 5 Racks perfeitamente.
> Coloca isso na lateral do prédio, para colocar o corredor quente no lado da
> parede externa.
> Assim você instala janelas de exaustão de calor(contingência) nessas
> [...]
No CAD, tenho 2 racks de servidores e 4 de distribuição (2 pés, abertos)
na salinha de 4x5, respeitando distâncias de norma. E ainda sobra um
corredorzinho de 1m. :)

> Nessa mesma parede agora você instala 3 Ar-Condicionados
> Piso-Teto(ar-quente entra por baixo e ar-frio sai por cima).
No high-wall o ar quente entra por cima e o frio sai por baixo, o
piso-teto é o contrário?

> Agora você instala portas de MDF ou vidro temperado nos acessos entre os
> corredores frio x corredores quente...
> Forçando que o ar-frio tenha que passar sobre os racks, e entrar pelos
> equipamentos para ir para o corredor quente.
Hermético de fato. Ar frio desce, ar quente sobe. Entendo o que diz, mas
parece tão errado. Fico na tendência de instalar no alto, colocar um
anteparo para "guiar" o ar frio para a frente dos racks por sobre o
anteparo e abaixo deste a tomada de ar quente do equipamento.

--
*Marcio Merlone*