[MASOCH-L] Climatização para sala de servidor pequena

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Sep 24 13:20:02 BRT 2014

Cara...

Esquece colocar Ar-Condicionado em cima da rede do Gerador.
Se o projeto fosse meu, eu não aceitaria. A não ser que fossem ar de
precisão e com o fator de potência corrigido acima de 98%.

Quer fazer bem feito?

Um Rack descente tem 1M de comprimento.
1m metro para você circular pela frente, 1 metro para você circular or
trás...
Pronto, já sabe que a sala vai ter ***3M DE LARGURA***!
Agora precisa saber quanto vai ter de comprimento.
Se o objetivo é ter 20mˆ2, são 6,5m de comprimento.

Mas o certo mesmo é tentar saber quantos Eacks vais precisar hoje,
eeeeeeeee daqui há 10 anos...

Bom, 400 pontos? Tudo chegando numa sala só?
Acho meio questionável... Eu usaria uns 5-6 Racks de distribuição
espalhados, mas tudo bem.

Vamos aos cálculos400/24 -> 17 PatchPannels
Se for usar switchs de 24 Portas, são mais 17 Switchs.
Mais uma guia de cabo para cada Switch, são 68 Rack-Units
Ou seja... Não vai caber tudo num Rack Só!
Só para os pontos de rede já são dois Racks, eu pessoalmente colocaria 3.
P.S.: Esses racks de cabling + switch de acesso podem até ser abertos.

Você não vai cometer a porquisse de misturar Cabling com Servidores né?
Então é mais um Rack para Servidores e Switchs Core(ou de agregação, como
preferir).

Como você é um cara esperto, não vai cair na besteira de colocar rack sem
guias de cabos verticais, seja nos abertos ou os fechados...
Então os teus Racks terão no mínimo 80cm de largura.

Se são 3 racks(1 fechado para os servers e 2 abertos para o cabling) são
2,40m.
Considerando um coeficiente de cagaço resultante em mais 2 racks, o total
são 3,60m.
Mais 1m de corredor em cada lado, total de 5,60m.

Pronto!
Uma sala de 3m X 5,60m e você poderá colocar 5 Racks perfeitamente.

Coloca isso na lateral do prédio, para colocar o corredor quente no lado da
parede externa.
Assim você instala janelas de exaustão de calor(contingência) nessas
paredes.

Nessa mesma parede agora você instala 3 Ar-Condicionados
Piso-Teto(ar-quente entra por baixo e ar-frio sai por cima).

Agora você instala portas de MDF ou vidro temperado nos acessos entre os
corredores frio x corredores quente...
Forçando que o ar-frio tenha que passar sobre os racks, e entrar pelos
equipamentos para ir para o corredor quente.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação