[MASOCH-L] Climatização para sala de servidor pequena

Márcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Wed Sep 24 09:30:54 BRT 2014

Bom dia Douglas,

Obrigado por sua paciência. :)

O cenário é de um prédio com 400 pontos de rede mas uma sala de
servidores pequena (20m2) com poucos servidores em apenas um rack e
portanto baixa carga térmica, então não tenho como implementar grandes
soluções aplicáveis em um grande datacenter. Preciso fazer o melhor com
o menor orçamento sem grandes firulas. Por enquanto o ar de precisão
está descartado, então a idéia é aplicar os melhores conceitos com o que
estiver disponível. Obviamente estou tentando reinventar a roda apelando
para a criatividade brasileira pressionado pelos custos. :P

Mais inline abaixo.

On 23-09-2014 17:06, Douglas Fischer wrote:
> 1 -> Sistema de refrigeração(climatização) de operação nominal(normal).
> Um split cassete de meio de sala não vai ter lógica nenhuma...
> Não do jeito que estás falando!
> A tomada de ar dele é no meio(vertical ascendente) e a saída de ar é
> radial...
> A única situação que ele teria lógica é se o corredor central fosse quente.
Entendo. Em minha profunda ignorância dos equipamentos de ar
condicionado tenho a esperança de encontrar algum equipamento pequeno e
que tenha a tomada de ar quente por uma tubulação e a saida de ar frio
em outra, caminhos independentes. Está chegando o momento de fazer
contato com as empresas fornecedoras então terei como ver o que tem
disponível no mercado.

> 2 -> Sistema de ventilação forçada de operação em contingência(falta de
> energia).
> ---------------------------------------------------------------------------------
> A idéia aqui é a seguinte:
> Os compressores dos ar-condicionados são de alto consumo de energia, o que
> torna muito caro um gerador dimensionado para aguentar o consumo de energia
> deles.
O gerador já vai segurar toda a rede elétrica estabilizada do prédio com
uns 400 pontos de rede, como o equipamento de ar condicionado para a
sala de servidores será pequeno creio que não trará grande impacto, mas
vou levantar a questão com os engenheiros elétricos que estão tratando
disto.

> Porém turbinas ou ventiladores axiais não tem um consumo tão grande assim...
> E por umas 2-4 horas, é aceitável você ter uma temperatura e umidade "não
> tão regulada assim".
> Então, quando a energia acaba, você desliga o ar-condicionado...
> Quando a temperatura passa dos 28 graus, você liga a ventilação forçada.
Interessante.

Meu questionamento ainda é conceitual sobre a implementação de corredor
quente/frio. Só é possível com uso de um ar de precisão ou existe algum
outro arranjo com equipamentos e soluções mais econômicas que permita
sua implementação?

Sds.

--
*Marcio Merlone*