[MASOCH-L] Climatização para sala de servidor pequena

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Mon Sep 22 16:08:42 BRT 2014

Sentando na janela da thread com 2 pitacos não diretamente relacionados ao
tema:

Qual a temperatura ideal do Datacenter?

- Por aqui há vários anos estamos mantendo entre 19~21c com umidade na casa
dos 50-60%. Como não trabalhamos apenas com infra de rede e muitos dos
equipamentos são mais antigos onde: temperatura menor = melhor optamos por
ficar nessa faixa e nunca tivemos grandes problemas. Já inúmeros materiais
falando que era plenamente seguro subir a temperatura para 25~27c sem
prejudicar o funcionamento dos equipamentos com a grande vantagem de não
forçar tanto os equipamentos de A/C e principalmente o custo relacionado a
isso (manutenção do A/C, consumo kw/h, etc.).

Existe alguma receita de bolo que os colegas sigam e possam compartilhar ou
isso é relativo?

- Recentemente contratamos um Datacenter para colocar alguns de nosso
servidores de Produção e logo na primeira semana vi a temperatura de
entrada de ar nos Servidores (Dell) oscilar drasticamente durante um curto
espaço de tempo (Exemplo: pular de 18c pra quase 28~30c numa noite).
Cheguei a pensar em influência da temperatura fora do Datacenter mas muitas
das vezes o pico de temperatura ocorreu de madrugada e não durante o dia.

Sabendo que certamente o provedor deve pagar alguém pra ficar de olho nisso
devo levantar essa lebre agora ou reclamo apenas se meus servidores
travarem/começarem à reiniciar loucamente por temperatura elevada? Por hora
apenas ativei um alarme em meu monitoramento caso a temperatura passe dos
30c por mais de 5 minutos :-)

[]'s