[MASOCH-L] Climatização para sala de servidor pequena

Rafael Possamai rafael at gav.ufsc.br
Mon Sep 22 15:04:46 BRT 2014

Quando desenham um datacenter, a potencia requerida em BTUs para refrigerar
o ambiente depende diretamente da potencia de equipamento de TI. O tamanho
da sala em si quase nao faz diferenca, o que importa mesmo eh quantos kW de
servidores vao estar ligados. Calcule a potencia do Ar-Condicionado com no
minimo uns 20% de sobra, e siga as sugestoes de ala quente vs ala fria pra
poder aumentar a eficiencia do projeto. O jeito mais barato de fazer
redundancia eh N+1, ou seja, calcule quantas unidades de ar-condicionado
precisa, e instale uma a mais em caso de manutencao ou de falha em uma das
outras unidades. Mas vale lembrar que durante uma falha ou manutencao, se
alguma outra unidade falhar, voce vai estar rodando com menos refrigeracao
do que necessario.