[MASOCH-L] cabeçalhos de listas em spam.

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jul 24 09:43:08 BRT 2014

On Thu, 24 Jul 2014, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Nós utilizamos o cabeçalho List-Unsubscribe mas não utilizamos o
> List-ID/List-Post. O uso deste cabeçalho, List-Unsubscribe, foi uma exigência
> do sistema de Feedback Loop do Hotmail. Nunca mencionaram o cabeçalho List-ID
> ou algo parecido na exigência.

List-ID é um identificador ad-hoc da lista.
List-Post contém instruções de como postar na lista.
List-Unsubscribe contém instruções de como sair da lista.
Há mais cabeçalhos assim, definidos na RFC-2369.

Para mim não faz sentido uma lista ter instruções de como sair se não tem
qualquer identificação, ou onde eu possa participar da discussão. Se a
lista é unidirecional, isto é, assinantes não podem postar, a RFC-2369
recomenda que o List-Post tenha o valor NO.

> Poderia me explicar o propósito deste cabeçalho List-ID/List-Post ? Poderia
> explicar também a lógica de classificar as mensagens desta forma que
> explicou?

veja a RFC-2369.

A lógica é a seguinte: spammers costumam colocar um List-Unsubscribe para
parecer que a mensagem vem de uma lista com 'opt-out', mas não colocam
qualquer outra informação da lista. Com base nisso programei a peneira que
mencionei na mensagem anterior e segreguei em uma caixa postal separada da
entrada as mensagens que tivessem List-Unsubscribe e não tivessem outros
cabeçalhos que normalmente estão presentes em listas de verdade, aquelas
em que a gente entra voluntariamente (opt-in), e não "é entrado". Nenhuma
das milhares de mensagens capturadas por essa peneira era legítima, tudo
spam, e que tinham passado incólumes por outros mata-burros como o
spamassassin.

-- Danton