[MASOCH-L] cabeçalhos de listas em spam.

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Thu Jul 24 10:33:29 BRT 2014

Oi Danton,

Dei uma observada em uma amostragem de meus Spams, e de fato, muitos
deles continham o List-Unsubscribe. Alguns que tinham o Desinscrever no
corpo da mensagem, a URL era a mesma, ou seja, posso desinscrever o
usuário por essa URL (e quem sabe receber menos Spam para processar).

Mas também dei uma olhada em mensagens legítimas, que me inscrevi para
receber, e eles também tinham esse cabeçalho, sem conter os demais
List-ID e List-Post.

Vi também algumas mensagens de algumas ferramentas de E-mail Marketing
sérias (Mailchimp, AWeber, Infusion, Klickmail), algumas delas não
aceitam importação de listas, apenas Opt-In de usuários, e todas tinham
o List-Unsubscribe sem os demais cabeçalhos.

A ideia é interessante, mas apenas para classificar as mensagens como
Propaganda, essa regra completa meu Spamassassin muito bem.

Por outro lado, algumas mensagens que meu Spamassassin não pegou, e são
fraudes descaradas, não tem List-Unsubscribe, foram geradas por algum
Bot em alguma máquina infectada e passou.

logo

*Fernando Ulisses dos Santos *
Certificado VMware VCP, VCP-DT e VCAP-DTD
Tel.:(11) 4063-6985 / (19) 3551-3898
fernando at bluesolutions.com.br <mailto:fernando at bluesolutions.com.br>
www.bluesolutions.com.br <http://www.bluesolutions.com.br>