[MASOCH-L] Link redundante para e-mail

Danilo Marques de Gouveia dm.gouveia at gmail.com
Wed Sep 5 10:52:00 BRT 2012

Então, você sabe que a Teoria de tudo é muito bonita né? Eu nunca fiz tal
configuração, se você pensar só através da teoria ele deveria responder,
porém, de novo, acho que você ainda pode dar problema.

Você estava pensando em fazer algo assim no seu DNS, certo?

; zone file fragment
      IN  MX  10  mail.example.com.
      IN  MX  20  mail1.example.com.
      IN  MX  30  mail2.example.com.
mail  IN  A       192.168.0.4
mail1 IN  A       192.168.0.5
mail2 IN  A       192.168.0.6

Eu ACHO que se você configurar dessa maneira, talvez você tenha menos
problemas caso um link fique indisponível:

; zone file fragment
        IN  MX  10  mail.example.com.
mail    IN  A       192.168.0.4
        IN  A       192.168.0.5
        IN  A       192.168.0.6

Lembrando também que você seria interessante configurar o reverso desses
IPs para mail.example.com (pois a maioria dos servidores hoje faz
verificação de reverso) e você vai ter os dois ips recebendo emails ai
mesmo tempo, ele vai funcionar como ativo-ativo.

Pessoal expert em DNS se puder validar o que eu estou dizendo eu ficaria
muito grato.

Danilo Marques de Gouveia