[MASOCH-L] RES: Porta bloqueada 25

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Nov 9 16:28:06 BRST 2012

On Fri, 9 Nov 2012, Danton Nunes wrote:

> [...]

de duas uma: ou você tá muito por fora do funcionamento do email ou está
trollando na lista.

> a autenticação se dá no diálogo SMTP com o servidor....

completando: o processo de autenticação é só entre o agente de usuário e o
agente de submissão. não há (e nem poderia haver, em geral) autenticação
entre agentes de transporte.

resumindo, o caminho que a mensagem segue é mais ou menos este:

agente do usuário --(SMTP autenticado)--> (587) agente de submissão -->
fila --> agente de transporte --(SMTP cru)--> (25) agente de transporte
--> agente de entrega --> caixa postal

Note que o agente de submissão pode adicionar alguns cabeçalhos indicando
que a mensagem foi autenticada na submissão e gerar assinatura DKIM que
pode ser conferida adiante.

Estou um pouco surpreso com o fato de que isto tenha voltado à tona nesta
lista, pois o assunto está muito bem esclarecido no antispam.br.

-- Danton.