[MASOCH-L] Equipamentos soho

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Fri Mar 30 17:16:48 BRT 2012

Em 30/3/2012 16:32, Lista escreveu:
> Então Paulo,
>
> Até pensei em cat6, porém o custo é muito alto hoje, no caso a infra é para
> um ISP de pequeno porte, a a intenção é deixar meio que preparado para
> gigabit ou trafego acima de 100Mbp/s, pois claro qdo começar a chegar ou
> usará lagg, ou até mesmo interfaces óptica 10Gbp/s, porém a duvida seria
> quanto ao equipamento passivo e cabos ser soho ou não, pois em ativos do
> tipo placas de rede/switchs será intel, switchs 3COM(HP hj), dell ou até
> mesmo Extreme.

Em minha pouca experiência, o que posso colocar é que;
1 - Até Gigabit tecnologia sobre par trançado sustenta, isso no core da
rede.
2 - Lagg pode ser solução para ampliar largura de banda, mais ela não
possuo experiência quando as interfaces estiverem com alta carga, como o
protocolo se comportará.
3 - Considerando redes de ISP um dos fatores que me preocupava muito era
quanto a redundância dos serviços do CPD, ter todos os servidores
redundantes porem no mesmo CPD permite que se economize e até
simplifique os métodos de contingência, contudo haverá um problema em
caso de pane em circuitos físicos da infraestrutura do CPD, como por
exemplo incêndio no CPD fará sua redundância ser totalmente inútil.

4 - Com relação ao item 3 tente adicionar redundância em duas frentes, a
primeira em LAYER 2 como EAPS e em nível das aplicações, não confie
plenamente na redundância Layer 2 para vários serviços, tente sempre
usar as opções de redundâncias disponibilizadas pela própria
aplicação/protocolo.

Quanto a switchs 3Com/HP estou com um Procurve, 2 4500SFP e 2 4400 gosto
deles por saber trabalhar com os 3comware, porem eles estão muito longe
ainda de equipamentos como Juniper, Ciscos, Huawei e Brocate ( esses
dois últimos possuo informações apenas quanto a datasheets, manuais e
discussões em listas.

E por ser ISP, verifica homologação dos cabos para essa finalidade, pois
os fiscais da ANATEL olham tudo até conector BNC que está sendo utilizado.

"Quando a Morte decide contar uma historia,
A melhor ação que possa fazer é ouvi-la,
e torcer por não ser a sua própria a tal história."

Flames > /dev/null ( by Irado !! ).
RIP Irado!

Paulo Henrique.
Analista de Sistemas / Programador