[MASOCH-L] UCEPROTECT

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Mar 12 09:52:31 BRT 2012

On Mon, 12 Mar 2012, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Fiquei intrigado com isso e decidi conversar com o engenheiro de infra deles.
> Ele me disse que a empresa dele está participando deste programa do bloqueio
> da porta 25 que está sendo discutido nesta lista nos últimos dias.
> Será que o problema deles era só isso? Se for, então esse bloqueio da porta
> 25 será extremamente eficiente para combate ao SPAM.

SIM, é muito eficiente. No meu entender é a mais eficaz de todas as armas
anti-spam. Tando que os spammers tem feito um esforço enorme para garimpar
nomes e senhas válidas para que seus bots usem a porta 587 com
autenticação válida. A atividade de "password harvesting" tem aumentado
muito nos últimos meses, pode conferir em seus logs a quantidade de
conexões pop, imap, e mesmo smtp, com usuários e senhas inválidos.

-- Danton