[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Jul 26 11:50:39 BRT 2012

Em 26/07/2012 11:38, Danton Nunes escreveu:

> [...]
> pinta e borda.
>
> outra tática dos spammers é deixar o remetente em branco no envelope,
> isto é, simular uma mensagem de erro. é razoável deixar mensagens de
> erro passar, então o spam acaba passando. com o tempo a turma foi
> desenvolvendo estratégias especiais para lidar com mensagens de erro
> que reduziram muito essa prática, por exemplo, uma mensagem de erro
> deve ter somente um destinatário, esse destinatário deve ter enviado
> alguma coisa antes para o lugar de onde a mensagem veio, etc. enfim, é

Isso é verdade. Por isso que há a necessidade de criar outro protocolo
de transmissão. Se não fosse permitido deixar o envelope em branco, isso
não aconteceria.
Por isso que eu sugeri um outro médodo de enviar mensagem de erro. Uma
que não seja nos moldes de uma mensagem de email comum e sim uma
mensagem que é enviada de servidor para o servidor. Quando o servidor de
origem da mensagem recebe uma mensagem de erro do servidor de destino,
ele gera um email personalizado, inclusive pode ser alterado para gerar
uma mensagem em português do erro, e envia para o remetente. Uma coisa
que muita usuário tem dificuldade é entender estes erros pois estes
estão muitas vezes em língua extrangeira.