[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jul 26 11:38:58 BRT 2012

On Thu, 26 Jul 2012, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Eu entendo que um servidor, no caso o servidor da Locaweb, permita um cliente
> enviar uma mensagem para um destinatario qualquer com o rementente da
> mensagem de um dominio de terceiro seja uma brecha. De qualquer forma existem
> inumeros outros casos de tentativa de se passar por outro remetente.

não creio que o servidor seja gerenciado pela locaweb, esta aluga um
servidor virtual em sua "nuvem" para quem pagar, aí o cara que pagou pinta
e borda.

outra tática dos spammers é deixar o remetente em branco no envelope, isto
é, simular uma mensagem de erro. é razoável deixar mensagens de erro
passar, então o spam acaba passando. com o tempo a turma foi desenvolvendo
estratégias especiais para lidar com mensagens de erro que reduziram muito
essa prática, por exemplo, uma mensagem de erro deve ter somente um
destinatário, esse destinatário deve ter enviado alguma coisa antes para
o lugar de onde a mensagem veio, etc. enfim, é uma briga de gato-e-rato.

-- Danton.