[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jul 26 12:20:34 BRT 2012

On Thu, 26 Jul 2012, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Isso é verdade. Por isso que há a necessidade de criar outro protocolo de
> transmissão. Se não fosse permitido deixar o envelope em branco, isso não
> aconteceria.

a lógica de deixar o envelope em branco nas mensagens de erro está muito
bem explicada na RFC-2821. é que como o remetente no envelope serve para
indicar para onde mandar mensagens de erro e como não faz sentido enviar
mensagem de erro sobre a não entrega de outra mensagem de erro, também não
há por que se especificar um destinatário.

> Por isso que eu sugeri um outro médodo de enviar mensagem de erro. Uma que
> não seja nos moldes de uma mensagem de email comum e sim uma mensagem que é
> enviada de servidor para o servidor.

todas são.

> Quando o servidor de origem da mensagem
> recebe uma mensagem de erro do servidor de destino, ele gera um email
> personalizado, inclusive pode ser alterado para gerar uma mensagem em
> português do erro, e envia para o remetente. Uma coisa que muita usuário tem
> dificuldade é entender estes erros pois estes estão muitas vezes em língua
> extrangeira.

humm, você pode simular isso perfeitamente com a tecnologia atual.
intercepte todas as mensagens com remetente vazio no envelope para um
programa que as analise e produza a tal resposta 'user friendly'. depois
libere esse programa para a humanidade com uma licença tipo GPL ou MIT.
Mas já vou avisando, não é qualquer script em perl ou awk que vai servir!

-- Danton.