[MASOCH-L] Off-topic - Brinquedo novo - Dell MD3200

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Jan 17 14:50:13 BRST 2012

On 17-01-2012 13:42, Marcio Merlone wrote:

> Estava considerando o RAID6 também, mas como nunca usei não sei se
> compensa ou justifica.

RAID6 é para redundância n+2, e é necessário quando a probabilidade de
falha de um segundo disco durante o rebuild é inaceitável para suas
necessidades.  Note que falhas "escondidas" (setores que não possam ser
lidos) *são* problema e podem causar perda de dados.

Se o tempo de rebuild for grande (discos grandes ou rebuild lento devido
ao tráfego de produção) ou a array possuir muitos discos, é bom pensar
em redundância N+2.  Se não for possível configurar a storage para
background scan/scrub, é realmente o caso de sempre usar N+2 para
qualquer área onde downtime para restaurar de backup na hora mais
imprópria possível não é tolerável.

A performance em RAID5 pode ficar sofrível se essa storage não possuir
um cache bem grande, e sinceramente alguns workloads simplesmente não
podem compartilhar os mesmos discos físicos porque a performance fica
abismal mesmo com a ajuda do cache.

Escute a voz da experiência tenha sempre no mínimo um hotspare e um
coldspare.  Nunca deixe a storage com disco falhado, retire ele e troque
por um coldspare o mais rapidamente possível, e providencie
imediatamente a troca do disco com defeito para não ficar sem coldspare...

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.