[MASOCH-L] Off-topic - Brinquedo novo - Dell MD3200

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Tue Jan 17 13:42:49 BRST 2012

Em 17-01-2012 12:02, Fernando Ulisses dos Santos escreveu:
> [...]
> acostumar com a interface do Storage, mas depois vai de boa.
>
> Com 7 discos, faça um único RAID 10 ou 5 usando 6 discos e deixe um
> disco configurado para Spare.
>
> Acho que você já sabe a diferença entre RAID 10 e 5, mas não custa
> repetir: RAID 10 tem mais redundância e performance, RAID 5 tem mais
> espaço em disco. Qual escolher? Depende da aplicação, se tiver banco
> de dados crítico para a empresa, RAID 10, para servidor de arquivos,
> aplicações de baixo uso de disco, RAID 5. Mas, como você tem poucos
> discos, não compensa separar e fazer dois RAID de disco, escolha um
Estava considerando o RAID6 também, mas como nunca usei não sei se
compensa ou justifica.

> Se o storage só vai ser acessado por máquinas virtuais, não compensa
> fazer os volumes para NTFS ou EXT4 separados, só aumenta a
> complexidade, tendo que criar os RDM. Só vale a pena montar isso em
> ambiente virtual se for ter um aplicativo que justifique, por exemplo,
> um Cluster SQL, ou um Oracle RAC por cima, senão, formate tudo como
> VMFS e apresente virtual Disks para as máquinas virtuais.
Os servidores conectados ao storage *serão* apenas VMware, mas pensei em
criar partições diferenciadas, deixando apenas as máquinas virtuais em
VMFS para o caso de querer acessar os dados sem o VMware. Também imagino
que seja uma camada a mais causando overhead no sistema. Cada macaco no
seu galho....

Até migrar todos os dados, virtualizar servidores restantes, etc, vou
ter que ir remanejando, sem HA, com um VMware e um Ubuntu conectados
nele. É neste Ubuntu que tenho, entre outras coisas, as máquinas
virtuais exportadas por NFS aos VMwares e que vai ser depois também
virtualizada.

> Crie alguns volumes no Storage, entre 2 ou 3 pelo menos, não um único
> volume, entre 600Gb e 1Tb (depende se tem algum requisito de tamanho
> mínimo para uma aplicação, por exemplo), apresente-os separados para o
> VMware, isso ajuda a diagnosticar gargalo de disco se acontecer algum
> dia, além de dar chance de distribuir a carga entre os dois caminhos e
> as duas controladoras. Se possível, deixe um pouco de disco não
> apresentado par ao VMware, 100Gb ou 200Gb, isso pode te ajudar a
> crescer um Datastore específico num momento de emergência.
Ainda vou testar o gerenciamento on-line dos discos virtuais, aumentar
disco, migrar de RAID, etc, mas pretendo usar somente o que precisa com
uma margem de segurança entre 20~30% e deixar o resto livre pra manobras.

> Para as máquinas virtuais, comece com o mínimo necessário de CPU,
> memória e disco. Crie vdisks separados para o sistema operacional e
> para dados, isso te dá a chance de crescer o disco de dados depois,
> sob demanda, somente para a máquina virtual que realmente precisar. É
> muito mais difícil ter que diminuir o uso de disco alocado e não usado.
Por isto também penso em fazer partições separadas sem VMFS para os dados.

> Atualize todos os firmwares antes de entrar em produção.
> Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar.
Pois então, estou feito criança que não consegue abrir o pacote de
bolacha. Instalei o Modular Disk Configuration Utility que veio com o
brinquedo em minha estação, ele conecta nas controladoras pela rede, mas
reclama que não é iSCSI (é DAS SAS). Imagino que ele se comporte desta
maneira por não encontrar as HBAs em minha estação (duh!), mas também
não tenho Windows nem linux com GUI conectado diretamente nas HBAs... O
que achei que deveria acontecer é que minha estação se tornasse apenas
de gerenciamento, mas permitisse configurar as controladoras assim mesmo.

Quando passar deste ponto eu penso em firmware.

> Fernando Ulisses dos Santos
> Blue Solutions - Soluções em TI
> 19-3321-9068 / 19-3551-3898
> Dell Partner Premier
> VCP4, VCP5
Oba, o cara certo pra me ajudar. :)

--
*Marcio Merlone*
TI - Administrador de redes

*A1 Tecnologia Industrial - Unidade Corporativa*
Fone: 	+55 41 3616-3797
Cel: 	+55 41 9689-0036

http://www.a1.ind.br/ <http://www.a1.ind.br>