[MASOCH-L] Off-topic - Brinquedo novo - Dell MD3200

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Tue Jan 17 12:02:55 -03 2012

Márcio,

Essa é uma configuração bem simples de fazer, demora um pouco pra se
acostumar com a interface do Storage, mas depois vai de boa.

Com 7 discos, faça um único RAID 10 ou 5 usando 6 discos e deixe um
disco configurado para Spare.

Acho que você já sabe a diferença entre RAID 10 e 5, mas não custa
repetir: RAID 10 tem mais redundância e performance, RAID 5 tem mais
espaço em disco. Qual escolher? Depende da aplicação, se tiver banco de
dados crítico para a empresa, RAID 10, para servidor de arquivos,
aplicações de baixo uso de disco, RAID 5. Mas, como você tem poucos
discos, não compensa separar e fazer dois RAID de disco, escolha um RAID
só e faça um único RAID.

Se o storage só vai ser acessado por máquinas virtuais, não compensa
fazer os volumes para NTFS ou EXT4 separados, só aumenta a complexidade,
tendo que criar os RDM. Só vale a pena montar isso em ambiente virtual
se for ter um aplicativo que justifique, por exemplo, um Cluster SQL, ou
um Oracle RAC por cima, senão, formate tudo como VMFS e apresente
virtual Disks para as máquinas virtuais.

Crie alguns volumes no Storage, entre 2 ou 3 pelo menos, não um único
volume, entre 600Gb e 1Tb (depende se tem algum requisito de tamanho
mínimo para uma aplicação, por exemplo), apresente-os separados para o
VMware, isso ajuda a diagnosticar gargalo de disco se acontecer algum
dia, além de dar chance de distribuir a carga entre os dois caminhos e
as duas controladoras. Se possível, deixe um pouco de disco não
apresentado par ao VMware, 100Gb ou 200Gb, isso pode te ajudar a crescer
um Datastore específico num momento de emergência.

Para as máquinas virtuais, comece com o mínimo necessário de CPU,
memória e disco. Crie vdisks separados para o sistema operacional e para
dados, isso te dá a chance de crescer o disco de dados depois, sob
demanda, somente para a máquina virtual que realmente precisar. É muito
mais difícil ter que diminuir o uso de disco alocado e não usado.

Atualize todos os firmwares antes de entrar em produção.

Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
19-3321-9068 / 19-3551-3898
Dell Partner Premier