[MASOCH-L] Políticas de backup

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Thu Aug 23 18:12:00 BRT 2012

E no final, tudo depende... depende do cliente, do ambiente, do volume
de dados, da criticidade do negócio, quanto pode-se perder de dados,
quanto tempo pode gastar recuperando o ambiente.

Já tive muitos casos esdrúxulos, o backup rodava à noite, o usuário
criava o arquivo de manhã, apagava e pedia pra restaurar à tarde, ou,
recebia um e-mail, apagava, depois pedia pra restaurar.

Piores casos era quando pedia pra voltar um determinado arquivo, numa
versão de exatamente 45 dias atrás, e as fitas rotacionando num esquema
GFS, eu tinha uma de 30 dias e outra de 60 dias.

O importante é que existe a tecnologia, e sua política vai ter que ter
essas limitações claras, com exemplos pros leigos que irão assinar
entenderem, por exemplo: "o backup do banco roda meia noite, se o disco
tiver problema às 23h, perdeu todo o movimento do dia; o backup dos
arquivos rotaciona a fita a cada semana, se precisar de um arquivo
apagado de 10 dias atrás, não tem".

Escreve o que você tem hoje e pergunta pro proprietário se isso está
bom, com certeza ele vai levar um susto e aí você apresenta alguns
planos com uma ideia de custos, deixa a decisão pra ele, pois essa
decisão não é da TI.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI