[MASOCH-L] Políticas de backup

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Thu Aug 23 11:15:51 BRT 2012

Em 22-08-2012 15:38, Thiago Damas escreveu:
> nessa crescente demanda por espaço em disco, e com o enorme volume
> atual armazenado em servidores e storages, qual a boa prática em
> relação à política de backups de dados, bancos de dados e VMs?
> E ainda, como esse serviço de backup tem sido ofertado ao usuário final?

Thiago,

Não posso falar em nome das "boas práticas", mas posso dar o testemunho
do que acho que se aproxime um pouco disto. Faço o backup dos servidores
usando o bacula e o respectivo cliente instalado nas máquinas virtuais
diariamente em fita. Apesar de não ser o melhor dos mundos, faço backup
dos bancos de dados via dump em arquivos sql, incluídos no backup em
fita diário. Periodicamente faço um snapshot das máquinas virtuais e as
copio em outro storage para fins de recuperação de desastres (não entram
_ainda_ nas fitas). Faço o backup full uma vez por mês e armazeno as
fitas off-site (em casa), os diários são incrementais e as fitas
on-site. Meu cliente final é interno, quando fazem alguma KHda eles
abrem chamado pedindo restauração do arquivo, sem muita burocracia e só.

Sds.

--
*Marcio Merlone*