[MASOCH-L] (no subject)

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Wed Aug 22 16:07:09 BRT 2012

Olá,

Uma política que tenho adotado é D2D2T (Disk-to-Disk-to-Tape). O grande
desafio hoje em dia é atender a tempos de recuperação e pontos de
recuperação adequados, voltar o backup de uma máquina virtual de 2Tb da
fita, feito 12 horas atrás, para só depois ligar ela é complicado.

Idem para base de dados, é comum bases de 100Gb mesmo em empresas
pequenas, tem muito histórico armazenado, mas não pode apagar porque o
sistema não suporta, muitas vezes a estratégia de backup tem que
englobar possibilidade de backups em intervalos curtos.

Snapshot é uma estratégia interessante, desde que não perca performance
(alguns equipamentos fazem isso), mas consome espaço de produção.

Algumas ferramentas como o Veeam ajudam em ambientes virtuais, outras
estratégias como Archive Logs e Log Shipping resolvem em base de dados,
mas um conjunto de discos para ser o primeiro ponto de retenção e
recuperação tem sido importante nos projetos para atingir RPO e RTO
adequados, e para poder usar essas ferramentas.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI