[MASOCH-L] RES: Fluxo da Rede

Fabio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Fri Apr 13 11:29:58 BRT 2012

Leandro,

Ter uma máquina com duas placas de rede na mesma rede (range de IP) vai
te dar dor de cabeça. Pelo que eu entendi você está fazendo mais ou
menos isso:
Rede: 192.168.0.0/24
eth0: 192.168.0.20 - switch core
eth1: 192.168.0.10 - switch vendas

Pois bem, pode acontecer de uma máquina tentar acessar o 192.168.0.20, a
primeira coisa que ela vai fazer é mandar um broadcast arp perguntando o
mac da interface que possui esse IP. Essa requisição arp pode entrar
pela eth0 ou pela eth1, mas não importa por qual eth ela entrar, ela
será respondida, porém, o reply pode ir por uma eth diferente da de entrada.
Deu pra entender ou ficou uma bagunça só?

Até existe um parâmetro no /proc para mudar esse comportamento, mas eu
realmente não lembro onde ele fica.

Enfim, não recomendo colocar duas interfaces de rede na mesma rede com
IPs distintos.

Não dá pra colocar uma interface giga e trocar o switch pra tentar melhorar?

Att,

Fábio Catunda.