[MASOCH-L] Kernel.org - Manutenção - Alterado para Masoch-L

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Sep 20 09:35:55 BRT 2011

On 19-09-2011 21:18, Lista wrote:
> eu para ser sincero, nunca recompilei um kernel da distro, sempre
> baixo eles do kernel.org, então acredito que seguindo a minha
> filosofia, existe varias pessoas que acessa o site para baixar o
> kernel mais atual, ao invês de baixar dos respositórios da distro.
> por isso disse que é um site de muita utilidade. Isso é questão de
> gosto.

O uso de kernels mainline por usuários finais não é muito recomendado,
as distros melhores (RHEL, SuSE, Debian, Ubuntu) fazem um trabalho
pesado de estabilização que não existe na mainline, _exceto_ nos kernel
longterm bem mantidos, que não são todos.

O kernel.org é o HUB de desenvolvimento do kernel e de algumas
aplicações.  Sua indisponibilidade reduziu em muito o passo de
desenvolvimento do v3.1, a taxa de entrada de patches caiu estrondosamente.

Só para deixar claro: hera.k.o, que é o master de replicação, *foi*
invadida.  O que não é de espantar, já que é o equipamento em que se faz
logon via ssh para fazer push, etc.   Eu não tenho certeza se zeus1 ou
zeus2 (que tem vários TB de mirror de distribuição, etc) foram
invadidas, mas como estão fora até no DNS, eu suponho que sim.

Agora, só porque hera.k.o é master de replicação em k.o, não significa
que é a cópia "master" dos repositórios git da maior parte dos
desenvolvedores.  Na maioria das vezes, todo mundo trabalha com um
repositório git local, e um repositório git é realmente 100% equivalente
a outro, a diferença de quem é "master" é só no workflow... então é
absurdamente trivial verificar se um repositório foi modificado: você
simplesmente apaga todos os hooks, e compara todas as pontas de ramo
(heads).

O que dá trabalho é ter certeza que não foi modificado DURANTE o tempo
em que ninguém estava prestando muita atenção: tem muito desenvolvedor
que é realmente meia-boca em matéria de atenção a quesitos de segurança
e ainda por cima tem o hábito DETESTÁVEL de basear seus patches em algum
commit aleatório da mainline (coisa que atrai a ira de Linus quase que
uma vez a cada 3 meses).  Felizmente, é 100% rastreável, só dá trabalho:
na prática, não dá para modificar um repositório git sem deixar um
rastro imenso já que altera *todos* os commit-id daquele ponto em
diante, então você verifica todos os merges um a um para ter certeza que
não tem commits estranhos neles, e faz um diff entre a sua versão de
desenvolvimento e o que está na mainline.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.