[MASOCH-L] Backup Open Source

Fabio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Wed Oct 5 12:25:59 BRT 2011

Rodrigo,

Também uso o Bacula por aqui e não tenho o que reclamar, como já
disseram, dá um trabalhinho no começo pra deixar ele funcionando, mas
depois dá até para esquecer que ele existe.

Sobra interface, sei que existe uma interface web, mas nunca cheguei a
usar pois apenas minha equipe gerencia backup, não preciso oferecer uma
interface com diferentes níveis de acesso, por isso acabo fazendo tudo
na linha de comando.

Já estou usando a solução há uns 4 anos em cerca de 50 servidores,
acabei de olhar na pasta onde guardo os e-mails informando se o backup
deu certo ou não e contei apenas 51 mensagens de "intervention needed",
ainda assim, sei que muitas destas mensagens foram por conta do servidor
estar desligado na hora do backup (migrações, updates e afins).

Mantenho apenas uma semana de backup pois é o que cabe, atualmente são
1.2TB com dados compactados, sem compactação não sei direito quanto tem.
Uso apenas backup full e incremental, mas nunca tive problemas para
restaurar nada.

Att,

Catunda.