[MASOCH-L] HD versus SSD

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Tue May 31 09:58:02 BRT 2011

On May 31, 2011, at 8:55 AM, Jean Carlos Oliveira Guandalini wrote:

> Olá, eu de novo. Estamos fazendo algumas pesquisas para montar um novo
> servidor proxy, e estamos pensando em utilizar SSD ao invés de HD,
> baseado nos comparativos que temos lido o SSD poderia nos dar uma boa
> performance na gravação e busca aleatória de arquivos que acaba sendo
> bem o que o SQUID mais faz.
>
> Gostaria de saber se alguém ja utilizou SSD para esse propósito ou tem
> utilizado em servidores com grande gravação/leitura de dados? Outro
> ponto é com relação a durabilidade desses equipamentos, a vida útil é
> longa ou pelo menos se iguala de um HD?

O que mais pega no squid (além da taxa de transferência do disco) é o número de requisições simultâneas (imagine o número de requisições de uma página média - html + imagens + includes - vezes o número médio de usuários ativos no seu proxy).

Então se você quer aliviar seu proxy, crie tantos diretórios de cache quanto possível e cada um no seu próprio dispositivo (HD/SSD).

Servidor proxy com um único HD só atende mesmo rede _muito_ pequenas.

Att.,
Luiz