[MASOCH-L] RES: Virtualização com HA

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon May 2 09:20:39 BRT 2011

On 01-05-2011 23:56, Fernando Ulisses dos Santos wrote:
> Muitas vezes o iSCSI é comparado apenas uma conexão de 1Gbit/s contra o
> FC básico de hoje em dia de 4Gbits/s, nesses casos, nem se discute,

iSCSI é barato.  FC é *muito* mais caro.  Essa é a única base de decisão
que leva à escolha do iSCSI, que eu saiba :-)

E é uma tremenda base de decisão, se iSCSI der conta do tamanho do seu
problema.

> iSCSI chega hoje a 10Gbits/s, FC chega a 8Gbits/s. Existe FCoE, mas qual
> o sentido em adaptar a tecnologia Fiber Channel sobre Ethernet, sendo
> que já existe um protocolo nativo para Ethernet que é o iSCSI?

iSCSI roda em TCP/IP.  AoE e FCoE rodam sobre ethernet (não é sobre
IP!).  Servem para coisas diferentes.

FCoE, e mesmo o AoE tem muito menos latência que iSCSI, não precisam de
TOE, e são bem mais previsíveis.

> iSCSI está preparado para a próxima geração de conectividade
> (InfinitBand?), ao mesmo tempo pode manter conectividade com tecnologia
> legada (Gigabit Ethernet), permite roteamento e diagnóstico fácil.

Diagnosticar problema de *performance* em TCP/IP pode ser qualquer outra
coisa, mais fácil não costuma ser.  A tendência é que seja ou algo
extremamente óbvio que não deveria ter acontecido para começo de
história (orelhada) ou algo extremamente complicado, sem meio termo.

FC e XoE não tem muita surpresa: são bem mais previsíveis porque não tem
o TCP no meio.

Quanto ao roteamento, realmente nada é mais simples que iSCSI.  As
outras precisariam ser tuneladas.  Mas se precisou rotear, já tem
latência demais inerente para justificar FC ou FCoE...

Isso dito, iSCSI roteada em cima de MAN funciona.  Mas na hora que a
performance aperta, a coisa fica MUITO feia para resolver...

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.