[MASOCH-L] Sugestao de tunel IPv6

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Sun Mar 13 11:46:46 BRT 2011

2011/3/13 Daniel Kratz <dkratz at gmail.com>:
> Oi Jonny,
>
> Um NAT em posição intermediaria pode ser problemático. Eu tentei fazer isso
> no passado. Eu usava um AP da Encore e não deu muito certo. Acredito que não
> deu certo por detalhes de implementação do NAT. Em teoria, o NAT precisa
> tratar protocol 41 (IPv6 Encapsulado). Eu poderia terminar minha conexão
> internet no micro, usando bridge, e prover o NAT IPv4 para os demais
> dispositivos... não gosto deste caminho. Aqui em casa temos usuários
> exigentes. ;-)

a SIXXS oferece um tipo de tunel chamado AYIYA (Anything in Anything),
que na pratica utiliza UDP para encapsular IPv6 e portanto é a prova
de NAT. Eu tenho  um linksys com openwrt rodando um tunel desse tipo.
É o meu tunel movel, porque basta espetar o linksys em qualquer rede,
e pronto, wireless ipv6 :-).

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP