[MASOCH-L] Sugestao de tunel IPv6

Joao C. Mendes Ogawa jonny.ogawa at gmail.com
Sun Mar 13 19:28:23 BRT 2011

Obrigado Daniel e demais,

obrigado pelas dicas. Sem duvida, minha ideia e' testar os dois e
reportar aqui na lista. O que ja' vi ate' agora:

HE:

Achei o site deles mais bem organizado e o processo de criacao de uma
conta e um tunel mais direto.  Na hora ja'  ja' sai funcionando, nao
apenas o tunel mas o /64 que eles dao. Gostei tambem do modo que eles
mostram, em varios sistemas operacionais, que comandos voce precisa
usar para criar o tunel.  Nao e'  necessario rodar nada (como o AICCU
do SIXXS, vide abaixo), e' bem direto.

O unico problema e' a latencia: o POP deles mais proximo (pelo menos
para mim que uso cable da Net) e' Miami.  Um ping6 para o registro.br,
por exemplo, leva uns 500ms!  Minha intencao com IPv6 e' basicamente
acessar conteudo nacional via IPv6: registro.br, ipv6.br, cert.br,
outros sites/portais nacionais que devem vir depois do IPv6 World day,
etc.  Nesse ponto achei o HE muito lento... :-(

SIXXS:

Site um pouco confuso e o processo de criacao de conta, tunel e
"subnet" um pouco burocratico.  E' baseado num esquema de pontos:
criar um tunel "custa" pontos, pedir uma subnet "custa" pontos, etc.
Voce precisa deixar seu tunel no ar por um tempo para ganhar pontos,
com esses pontos voce pode pedir mais coisa, etc.  Por enquanto ganhei
um tunel, mas tenho que esperar para pedir um /48.  Se pensar bem,
todo o processo de pontos ate' faz sentido para evitar abusos - a
ideia e' justamente premiar quem esta' usando o sistema de modo
responsavel e nao estimular tuneis abandonados, etc.

O estabelecimento do tunel e' via o software AICCU (tem binario para
Linux, *BSD, Mac OS, Windows, etc) - e' bem facil, embora nao e'
mandatorio.  A vantagem e'  que tuneis que usam IPv4 dinamicos (meu
caso) sao "ajustados" automaticamente pelo software quando o seu lado
muda.  No caso do HE voce precisa escrever um scriptizinho que faz um
acesso web num cgi-bin deles, informando que o seu lado do tunel
mudou.

O que eu gostei do SIXXS foi o fato que eles tem um POP na CTBC, o que
diminiu a latencia tremendamente - o mesmo ping6 para o registro,
acima, leva 50ms!

Bom, por enquanto e' isso.  Na medida que eu for mexendo eu vou
reportando na lista.

Pergunta: alguem tem alguma previsao/chute de quando teremos IPv6
nativo, para usuario domestico, nas Nets/Ois/Telefonicas da vida?

Abracos,
Jonny Ogawa