[MASOCH-L] Sugestao de tunel IPv6

Daniel Kratz dkratz at gmail.com
Sun Mar 13 10:20:30 BRT 2011

Oi Jonny,

Um NAT em posição intermediaria pode ser problemático. Eu tentei fazer isso
no passado. Eu usava um AP da Encore e não deu muito certo. Acredito que não
deu certo por detalhes de implementação do NAT. Em teoria, o NAT precisa
tratar protocol 41 (IPv6 Encapsulado). Eu poderia terminar minha conexão
internet no micro, usando bridge, e prover o NAT IPv4 para os demais
dispositivos... não gosto deste caminho. Aqui em casa temos usuários
exigentes. ;-)

Sobre os APs que você citou, nunca brinquei com eles. Não posso opinar.

Quando eu optei pelo HE e não SIXXS meu julgamento foi baseado em
funcionalidades e não propriamente proximidade de conteúdo nacional.
Latência para conteúdo nacional não teve influência. Quando eu fiz isso nós
tinhamos poucos casos de IPv6 no Brasil: RNP, Registro.br, CTBC e capa do
portal do Terra. Por outro lado, meu provedor de internet tem conectividade
v4 com o AS da HE que por sua vez tem boa conectividade com a maior parte do
conteúdo IPv6 lá fora.

Para sua escolha você deve levar em conta o que você está buscando e quais
são requisitos. Minha sugestão: como trata-se de conectividade lógica, sem
custo, é possível testar os dois serviços.  /* Depois de testar vale um
feedback pra lista. */

[]'s
Kratz