[MASOCH-L] DRDB x GlusterFS - Era: Replicação de filesystem (Linux)

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Mon Jun 27 17:30:21 BRT 2011

Em 27-06-2011 15:56, Marcelo B. escreveu:
> Marcio, eu so nao sei se o gfs tem um metodo de locking, que suporte
> ativo/ativo, e tenho certeza que
> o ocfs2 tem, usando o drbd como modo de transporte.
>
>  locks - 'mandatory' locking is not supported.
>  NFS - NLM (Network Lock Manager) is not supported.
>
> No caso, o que voce quer? redundancia ? fail-over ? velocidade? Aplicacao
> suporta 1/2 minutos de downtime??
O objetivo é redundância, fail-over automático seria um plus que envolve
mais do que só o filesystem. De forma bem resumida, procuro algo mais
online do que o rsync duas vezes por dia. O volume que quero replicar é
o home dos usuários (com maildir, documentos, perfil de windows, etc).
Claro que quanto menos downtime, melhor, mas o objetivo agora é garantir
os dados caso o NAS principal derreta e rápida recuperação do problema.

Grato.

--
*Marcio Merlone*