[MASOCH-L] proxy/cache

Luiz Gustavo luizgb at gmail.com
Thu Jul 21 18:22:11 BRT 2011

Olá,

Tenho um cenário parecido com o seu. Rede com 2500 hosts e 50 mbps de link.
Saída fica em 80% em média durante o horário comercial. Usamos 3 máquinas
rodando o squid, com round robin no dns. Não usamos proxy transparente e
usamos o squid autenticado no ldap e configurado nos navegadores para proxy
http e https.
Sobre estar comsumindo todo o recurso da máquina, o que de fato está
escasso? cpu? memória? É sabido que com alguns tipos de regras o squid não
escala muito bem (ex: url_regex) pois ele foi feito para ser cache. Para
esse tipo de filtro nós usamos o squidGuard também integrado ao ldap e
funciona sem problemas.

Um dos servidores proxy aqui roda em um VM. O primeiro teste foi feito com
discos sata e o resultado não foi nada satisfatório. Migramos a vm para uma
área com discos de SAS de 15k rpm e funcionou muito melhor, tanto que está
assim até hoje.

Att.
Luiz Gustavo