[MASOCH-L] proxy/cache

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Thu Jul 21 19:28:55 BRT 2011

Usar proxy transparente é melhor do que de outra forma como por exemplo:
Proxy sobre Bridge: Acaba consumindo recursos desnecessários por ter que
analisar tudo, ( resolve colocando script para verificar o funcionamento
do mesmo e ajustar o firewall, mais o consumo por parte de recursos para
analisar trafego que não é http é grande ).
Proxy Autenticado: A dependência de muitos serviços faz o mesmo ser
complexo com vários pontos únicos de falha, assim como a possibilidade
do usuário alterar as configurações do mesmo no navegador, ( não pensei
em nenhum modo de evitar paralisação completa do sistema, alguma dica ? ).
Proxy Transparente: Une o melhor dos dois citados acima e os problemas
com algumas paginas no qual apresenta problemas de acesso sobre proxy
transparente não redirecione as mesmas para o cache, perde um pouco mais
sem ter inconvenientes ), em caso de falha usa o mesmo script do Proxy
sobre Bridge para resolver.

Estou usando a 3 opção e com um script em PHP que consulta no meu zabbix
para verificar se o serviço do squid está funcionando com verificação a
cada 30 segundos, se der qualquer problemas no proxy a rede inteira
deixa de operar sobre o proxy a passa a sair direto, é facil de fazer e
barato de manter.

Fica ai a dica e minhas considerações.

Abraços a todos.